Como o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, os recém-formados e os profissionais de medicina devem estar sempre buscando novas formas de empreender.
E isso se dá com as várias clínicas médicas que tem aberto oportunidades para os médicos, sendo uma fonte de renda extra e tendo horários mais flexíveis.
Dessa maneira, este artigo abordará como um médico poderá abrir sua própria clínica médica.
Como abrir uma clínica médica
É interessante para o médico em um primeiro momento, pesquisar sobre as especialidades que quer oferecer no modelo de negócio, quais serão os diferenciais do seu trabalho e o valor que vai ser praticado por cada consulta ou exame executado.
Esses primeiros momentos são para o profissional organizar as idéias e adquirir alguns conhecimentos de gestão, contabilidade, para não ter problemas futuros com leis e órgãos do governo.
É aqui também que o profissional de medicina deve planejar estrategicamente o seu negócio, pensando em objetivos e metas realistas para serem alcançadas.
Ressaltando a importância em contratar um escritório de contabilidade para te auxiliar nessa parte mais burocrática de abertura da clínica médica. Por mais, que nesse primeiro momento o profissional de medicina não queira gastar com isso, será necessário contar com a ajuda do contador.
Passo a passo para abrir uma clínica médica
– Nome
Escolha o nome para sua clínica médica, a fim de ter os objetivos do seu negócio. É possível consultar na Prefeitura se o nome está disponível.
– Sociedade
É interessante pensar também se o profissional de medicina vai querer fazer uma sociedade, a fim de ajustar os custos e objetivos para abertura da clínica.
– Público-alvo
Esse passo é essencial para entender o público que vai ser trabalhado. Por mais, que o profissional de medicina possa atender um público amplo, as especialidades da clínica segmentam o nicho de mercado que será trabalhado.
– Local
O local da clínica médica é muito importante, pois será onde as pessoas buscarão o seu serviço. A localização deve ser de acordo com o raio do público que você quer atingir e próximo de locais movimentados.
– Estrutura
Uma boa estrutura é fundamental para dar cara a sua clínica médica. Pense em investir em móveis planejados, local claro, arejando, prezando por um ambiente confortável para os seus clientes/pacientes.
– Equipamentos
Depois de um bom planejamento de estrutura da sua clínica médica, é essencial adquirir os equipamentos, como: maca, sofá, cadeira, mesa, computadores, filtro de água, dentre outros.
– Equipe
Quando o médico empreendedor quer abrir uma clínica médica, é necessário pensar nos funcionários que terá em seu estabelecimento, desde outros médicos, a recepcionistas, secretárias, faxineiras e auxiliares. Também deverá decidir qual o tipo de contrato de trabalho a clínica irá oferecer aos seus colaboradores, a fim que todos fiquem satisfeitos e a clinica trabalhe de acordo com a legislação vigente.
– Exigências legais para abrir uma clínica médica
- Cópia autenticada do RG e CPF dos sócios;
- Folha espelho do IRPF;
- IPTU do imóvel;
- Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
- Documento de Registro do Estabelecimento (e Registro no CNES)
- Alvará da Vigilância Sanitária
- Alvará de Localização
- Autorização junto ao Corpo de Bombeiros
– Precificação do seu serviço
Esse é com certeza o passo mais complicado para o médico, pois colocar o valor no seu trabalho é algo difícil. Por isso, é essencial analisar os custos que você teve com o imóvel, montagem da clínica, custos variáveis, além de monitorar os valores da concorrência.
Dessa maneira, o médico consegue decidir melhor o valor pela consulta e os tratamentos que vão ser apresentados aos seus clientes/pacientes.
3 Dicas para ter sucesso ao abrir uma clínica médica
– Invista em redes sociais
Quem quer ter mais opções de clientes e abranger mais pessoas no seu nicho de mercado, é essencial investir em redes sociais. Nelas, as pessoas têm um contato mais direto com o seu serviço e o profissional de medicina poderá divulgar o seu trabalho.
– Pense no futuro
Não pense só no presente. Crie metas relevantes e realistas para a sua clínica crescer com sucesso.
– Tenha um Blog
O blog é a porta de entrada para que a clínica médica consiga captar novos clientes e ainda resolver soluções. Ou seja, escrever e publicar conteúdo de qualidade para dar autoridade e visibilidade para sua marca na internet.
Abrir uma clínica médica não é algo complicado, apenas algo que precisa de dedicação e realismo. Neste momento, contar com uma empresa de contabilidade pode ser primordial para o seu empreendimento.
Gostou? Tem alguma dúvida?
Deixe um comentário abaixo ou entre em contato conosco!
A Vilaça Serviços Contábeis atua desde 2007 na prestação de serviços contábeis de Perícias, Auditorias, Contabilidade e Consultorias às empresas de pequeno, médio e grande porte. Nossa equipe é treinada e qualificada nas áreas contábil, fiscal, pessoal, societária, tributária, de auditoria e perícia.