Montar o próprio escritório pode parecer muito atraente. A ideia de ser seu próprio chefe, receber honorários próprios e ter clientes e lucro é muito motivante, entretanto o processo de abrir e gerir um escritório de advocacia exige conhecimentos e investimentos específicos.
O primeiro fator a ser reforçado e entendido, é que um escritório é um empreendimento. Por isso, é importante que o Advogado tenha um lado administrador, pois esse conhecimento será muito exigido. Será necessário possuir habilidades com gestão, marketing, vendas, mercado, prospecção e, principalmente, sobre finanças.
Entendendo essas necessidades, produzimos esse conteúdo com 8 passos essenciais para ajudar a organizar o escritório de advocacia, para que possa ter uma vida financeira saudável e prosperar como empresa no mundo dos negócios.
1-Faça um planejamento estratégico
Como em qualquer outro empreendimento, antes de iniciar um negócio é preciso elaborar um planejamento estratégico para seu escritório. Traçar objetivos e metas a serem alcançados a curto, médio e longo prazo é uma tarefa fundamental para o sucesso.
Esse planejamento deve identificar qual será o seu público alvo, qual a área que seu escritório irá atuar, o perfil do profissional que irá compor sua equipe bem como os tipos de serviço que você poderá oferecer, dentre outros aspectos.
2-Preparar o fluxo de caixa
Ter um controle do fluxo de caixa de sua empresa é um passo muito importante a ser tomado. Coloque em seu fluxo de caixa todas as despesas de seu escritório, pagamentos, movimentações financeiras e lançamentos com prospecção futura, registrando sempre todas as entradas e saídas.
Além disso, nunca misture finanças pessoais. Está é uma atitude comum em algumas empresas, sejam elas de pequeno ou médio porte, principalmente quando não há sócios. Apesar de ser comum, não é uma atitude recomendada, pois compromete o seu planejamento estratégico e o fluxo de caixa de sua empresa.
3-Faça uma análise financeira e organize seus custos
Elabore uma análise financeira e organize os seus custos, busque entender quais são as suas despesas recorrentes e os custos extras que podem ser eliminados, possibilitando assim, uma maior clareza no que é necessário investir.
Ao eliminar custos, você torna o seu serviço mais objetivo e eficiente.
4- Saiba precificar os seus serviços
A precificação correta do seu serviço, pode ser umas das etapas mais importantes para a saúde financeira de seu escritório.
Para isso, faça um levantamento dos custos diretos e indiretos de cada serviço que você irá prestar, o tempo gasto para executar cada atividade e atendimento com o cliente.
Faça também, uma pesquisa do ticket médio de outros escritórios do mesmo segmento e local de atuação, assim você conseguirá ter uma boa base dos preços trabalhados no mercado, e poderá precificar da maneira correta, valorizando o seu serviço.
5- Preze pela qualidade do serviço prestado
Conforme um escritório de advocacia cresce, aumenta também a demanda de serviços e clientes atendidos. Busque manter um padrão de atendimento, dando atenção individual a cada cliente.
Prepare sua equipe, para que ela consiga atender toda a demanda diária de sua empresa, se preciso, crie um protocolo de atendimento direcionado para cada tipo de serviço prestado e repasse a todos os colaboradores, criando um fluxo de trabalho claro e organizado.
6-Relacionamento com o cliente
Construa uma base sólida com os seus clientes.
Manter um bom relacionamento com o cliente deve ser prioridade para qualquer empresa. Vale lembrar que o mercado está em constante evolução, o que o torna mais competitivo.
Uma gestão organizada com qualidade em seus serviços, fideliza os seus clientes e torna a sua empresa referência no mercado.
7-Invista em softwares de gestão empresarial.
Atualmente, é possível encontrar no mercado diferentes modelos de sistema e gestão empresarial que podem te ajudar na área jurídica.
Através dessas plataformas, é possível realizar acompanhamento dos processos jurídicos que estão em andamento e processos administrativos do escritório de advocacia, possibilitado assim ampliar a comunicação interna, com compartilhamento das agendas entre colaboradores e documentos, controle de honorários e atendimento aos clientes entre outros.
8-Consulte um contador
É normal que empreendedores que estão iniciando no mundo dos negócios, pensem que por sua empresa está iniciando no mercado não precisam de um contador.
Contudo, não importa tamanho de sua empresa, se ela tem sócios, números de clientes e etc., um bom contador poderá tornar todo o processo de abertura e gestão da empresa menos burocrático.
A presença de um contador dá mais segurança aos negócios e ao empreendedor, reduzindo o risco de erros tributários e contábeis. Além disso, esse profissional pode auxiliar em medidas como a redução dos impostos, momentos de investimento e contratação, aumentando a economia e lucratividade do seu escritório de advocacia.
Quer saber mais? Fale com um de nossos especialistas, será um prazer te atender. Gostou de nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!