Os serviços de auditoria financeira é um dos que mais vem crescendo no país. Principalmente devido à importância da adequação às normas e serviços a sociedade.
Desse modo, possui dúvidas e deseja entender um pouco melhor sobre o assunto? Continue lendo este artigo.
A seguir iremos explicar quando e por que uma empresa precisa dos serviços de auditoria financeira. Acompanhe!
O que é auditoria financeira?
Os serviços de auditoria financeira certificam se os controles e processos internos de uma empresa estão sendo realizados de forma eficientes.
Sendo assim, eles verificam a segurança das informações repassadas aos demais membros de uma sociedade e investidores de mercado.
Dessa maneira, se torna possível a elaboração de um relatório de análise final com base na metodologia aplicada, onde poderá ser avaliado a apuração de dados, se as mesmas coincidem com últimos relatórios realizados, como também os balanços contábeis.
Por este motivo, todo o processo de auditoria financeira de uma empresa deve ser feito por um profissional devidamente qualificado.
Aprenda conosco: Apuração de Ganho de Capital: saiba o que é e como funciona
O que faz um auditor financeiro?
Podemos citar como uma das principais funções de um auditor financeiro, a realização de análise de contas e operações de empresas.
Além disso, o profissional também precisa prezar pelo cumprimento de normas, análise comparativa de balancetes, despesas e de documentos comprobatórios.
A fim de assim comprovar que seus registros estão de acordo com o regimento das regras contábeis, financeiras e administrativas.
Também é de sua responsabilidade elaborar relatórios com apresentação de resultados e fazer a correção de problemas encontrados.
Portanto, podemos afirmar que o sucesso do trabalho de um auditor financeiro requer transparência dos gestores de cada empresa.
Qual é o melhor momento para recorrer a uma Auditoria Financeira?
Antes de explicarmos um pouco melhor este assunto, é de fundamental importância que o leitor compreenda que dentro do segmento de auditoria, existem diversos modelos de serviços.
Dentre eles, a auditoria contábil e operacional permite analisar de forma eficientes os modelos de gestão.
Desse modo, toda empresa deve recorrer a auditoria financeira como forma preventiva, a fim de verificar possíveis irregularidades que possam comprometer a saúde financeira de toda a organização.
Aproveite para ler: O que é perícia trabalhista e como ela funciona?
O que pode ser atestado por um auditor?
De acordo com especialistas um auditor financeiro, pode atuar na identificação dos seguintes fatores:
- Descumprimento de atividades;
- Contratação de profissionais não capacitados aos cargos;
- Identificação de problemas internos;
- Constatação de desvios financeiros.
Diante disso, uma vez identificado os pontos citados anteriormente, se torna possível estabelecer planos corretivos, evitando assim que os problemas possam colocar uma empresa a falência.
Além disso, é preciso ressaltar que uma auditoria financeira pode ser realizada tanto de forma externa como interna.
Auditoria interna
Este modelo de auditoria é executado pelos funcionários de uma empresa e tem como principal objetivo o cumprimento de normas legais.
No entanto, como ponto negativo, sua realização é feita pelos próprios colaboradores, enfrentando o risco de ter informações omitidas.
Auditoria externa
Já a auditoria externa, também conhecida por auditoria independente, é realizada por uma empresa especializada, sem ligação direta com a empresa contratante e, por este motivo, tende a apresentar resultados mais transparentes, devidos a sua imparcialidade.
Principais benefícios da auditoria financeira
Devido as empresas hoje se encontrarem em um modelo de gestão mais amadurecido, nos qual os profissionais e empreendedores entendem a importância dos serviços de auditoria para todo o empreendimento.
Seja em busca de manter o negócio saudável ou para esclarecimento de informações aos sócios.
Diante disso, podemos listar quais são os principais benefícios que uma auditoria financeira promove. Veja a seguir quais são:
- Maior segurança na análise de informações;
- Fiscalização feita com máxima eficiência de controle;
- Assegura a manutenção de uma empresa;
- Melhoria da margem de lucro;
- Dificulta a realização de desvios e pagamentos de impostos incorretos;
- Analisa o cumprimento das atividades políticas internas;
- Apresenta dados com transparência na governança.
A título de concluir, podemos afirmar que a auditoria financeira permite identificar se todas as obrigações legais de uma empresa estão sendo cumpridas.
Sendo assim, é crucial contar com apoio de um profissional qualificado em sua realização.
Precisa de ajuda com as demonstrações financeiras de sua empresa? Entre em contato com um de nossos especialistas e receba toda orientação necessária.
Aproveite para acompanhar a gente em nossas redes sociais e conferir mais artigos como este em nosso blog.