Due Diligence é um termo muito utilizado no mundo empresarial para se referir a um tipo de auditoria frequentemente realizada por corporações que procuram identificar riscos e oportunidades em possíveis relacionamentos contratuais.
O que é uma auditoria de Due Diligence? Qual seu objetivo? Quais os seus benefícios? Essas são dúvidas frequentes para muitos empreendedores e neste artigo vamos esclarecer cada uma delas.
Leia este conteúdo com atenção e saiba o que é essa auditoria diferenciada e, porque ela pode ser vital para o seu negócio!
Confira!
Auditoria de Due Diligence: entenda o conceito
A auditoria de Due Diligence é uma solução contábil extremamente importante, que deve ser realizada por um profissional especializado. Trata-se de uma prática de análise e investigação minuciosa de um negócio adotada, principalmente, em negociações comerciais entre empresas.
A Due Diligence é direcionada em conhecer a target (empresa-alvo) e examinar o passado, presente e futuro financeiro do negócio envolvido na transação. É realizada a análise da operação, dos produtos, do mercado que a empresa está inserida, das tendências históricas de desempenho e de liquidez.
Importante destacar que ao contrário de uma auditoria contábil, que envolve os aspectos legais e foco na parte financeira, o processo de Due Diligence tem foco no escopo previamente acordado, buscando uma percepção real do valor do negócio. Entenda mais a seguir!
Qual é o objetivo de uma auditoria de Due Diligence?
A Due Diligence visa identificar, avaliar e mitigar os riscos envolvidos nos potenciais negócios, apresentando uma posição de mercado da empresa, normalmente, solicitada por sociedades que passam por processos de fusões, aquisições e cisões.
Existem inúmeros objetivos para realização de uma Due Diligence, conforme apresentado abaixo:
- Due diligence compliance: avaliar a efetividade do programa de compliance e das ações anticorrupção, entre outros trabalhos.
- Due diligence ambiental: avaliar o cumprimento das leis ambientais, entre outros trabalhos;
- Due diligence tributária e contábil: analisar os impostos que incidem sobre as atividades da empresa e das práticas e obrigações contábeis;
- Due diligence para fusões e aquisições: avaliar a viabilidade e riscos existentes nos processos de fusões e aquisições;
- Due diligence de valuation: avaliar o preço da empresa, para uma possível venda.
Portanto, o empresário que pretende vender o seu negócio ou procura novos investidores, deve procurar um serviço contábil desse tipo para manter-se atento à situação atual da sua empresa.
Leia mais: Auditoria das demonstrações financeiras: entenda onde aplicar
Quais os benefícios de uma auditoria de Due Diligence?
O principal resultado de uma Due Diligence é gerar uma análise profunda e um relatório que permita ao potencial comprador ou vendedor da empresa-alvo avaliar as reais condições do negócio, para uma melhor tomada de decisões.
A auditoria de Due Diligence gera confirmação dos dados financeiro-contábeis, bem como, tornou-se uma boa prática de governança, possibilitando, uma análise preventiva e mitigação de riscos. Entre os demais benefícios existentes, temos:
- Visão ampla e realista do negócio;
- Mensuração da viabilidade do investimento com base nos dados obtidos;
- Visualização clara dos concorrentes;
- Visualização da situação fiscal, contábil, tributária, trabalhista, etc;
- Apresentação dos riscos que envolvem o negócio;
- Posicionamento de mercado;
- Projeção do futuro;
- Avaliação de concorrentes.
Conheça as soluções da Vilaça!
A Vilaça Serviços Contábeis é uma empresa que realiza auditorias, perícias e uma série de soluções em contabilidade. Quer realizar uma diligência prévia na sua empresa? Então procure um serviço que seja referência no mercado, como o nosso!
Entre em contato conosco e saiba mais sobre a nossa metodologia de trabalho. Venha contar com o nosso apoio!
Para ter acesso a mais conteúdos como este, confira o nosso blog e siga as nossas redes sociais. Leia também: A importância da auditoria externa dentro das organizações
Leia este conteúdo com atenção e saiba o que é essa auditoria diferenciada e, porque ela pode ser vital para o seu negócio!
Confira!