Você sabia que empresas concorrentes não precisam ser eternamente rivais no mercado? O processo de fusão de empresa é uma das maiores provas. Isso porque, para que ambos os lados empresariais possam sair ganhando, a fusão acontece conforme um novo acordo é firmado entre os empresários.
Neste processo, dois ou mais empresários podem se unir para a formação de uma nova organização.
De forma teórica este é um processo simples a ser executado, porém a sua execução é bastante complexa. Uma vez que, duas pessoas jurídicas deixam de existir individualmente, envolvendo a análise de diversos fatores como faturamento, tamanho, tipos de instituições, etc.
Está pensando em fazer uma fusão de empresas? Leia com atenção este nosso conteúdo e compreenda quais são os principais benefícios e riscos. Vamos lá?
O que é fusão de empresa?
O processo de fusão de empresa ocorre de maneira diferente do processo de aquisição e legalização de empresas.
Afinal, não se trata apenas da compra de uma instituição por outra, mas sim pela união entre ambas as partes.
Desta forma, a fusão de empresas é uma estratégia de reorganização empresarial, que orienta a junção de duas ou mais empresas que se extinguem a fim de formar uma nova sociedade.
Aprenda lendo mais em: Consultoria contábil em Belo Horizonte: conheça os serviços da Vilaça.
Como funciona uma fusão de empresa
Para especialistas, o melhor momento para fazer a realização de fusão de empresas é quando se torna perceptíveis mudanças importantes no mercado.
Neste sentido, o principal objetivo é a diversificação de negócios, melhorando o acesso a investimentos ou equipamentos, possibilitando o engajamento do know-how de outro negócio, dentre outras medidas.
Dessa forma, a fusão de empresas se dará por meio de uma análise profunda, a fim de descobrir se o processo poderá se apresentar de forma vantajosa. Logo após, deverá ser elaborado um plano de execução, que determina os suportes da negociação entre os empresários.
Aprenda lendo: Reorganização societária: entenda o que é e qual a sua importância.
Quais são os principais tipos de fusão de empresas
Existem cinco modelos de fusão de empresas diferentes. Confiram a seguir quais são:
- Fusão horizontal;
- Conglomerado;
- Fusão vertical;
- Fusão para extensão de mercado;
- Fusão para extensão de produto.
Principais riscos da fusão de empresas
O processo de fusão de empresas apresenta inúmeros benefícios, porém os riscos também fazem parte de sua operação.
Vejam a seguir quais são os principais riscos e desafios e como eles podem ser enfrentados:
Unir processos e tecnologias
A união de processos de uma organização pode se dar de forma trabalhosa entre duas ou mais empresas, isso porque é preciso considerar uma grande variedade de ferramentas e metodologias presentes na administração de cada estabelecimento.
No entanto, esta é uma tarefa complexa e que requer uma atenção redobrada devido à sua dificuldade com a resistência de colaboradores entre lidar com mudanças drásticas.
Transformação de cultura
A cultura organizacional pode levar anos para ser construída e consolidada, não podendo ser transformada de forma automática e rápida somente por meio da constituição de uma nova empresa.
O que ocorre no processo de fusão de empresas é o conflito cultural de forma imediata, por mais que os empresários participantes atuem alinhando os valores, propósitos e objetivos da nova organização.
Queda na produtividade
Outro risco da fusão de empresa é a queda na produtividade após a concretização deste processo, sendo preciso considerar todas as mudanças e impactos nas atividades diárias.
Neste sentido, o fator humano terá grande peso, uma vez que a organização de cargos e funções afetam diretamente a motivação e engajamento de cada setor.
Aprenda lendo: Constituição e alteração de empresas: conheça as novas regras 2021
Principais benefícios da fusão de empresas
Antes de concluirmos nosso conteúdo, não poderíamos deixar de apresentar os principais benefícios do processo de fusão de empresas.
Confiram a seguir nossa lista com os principais benefícios, vamos lá:
- Diversificação de mercado;
- Aumento da abrangência de marca;
- Redução de custos;
- Aumento das receitas;
- Diminuição de riscos de mercado;
- Melhores condições de atuação.
Conte com apoio da Vilaça Contabilidade, Perícias e Auditorias.
A Vilaça é uma empresa certificada pelo ISO 9001:2015 – INMETRO, garantindo o padrão de qualidade dos serviços e melhoria contínua dos sistemas de gestão, visando estar sempre aumentando a satisfação dos nossos clientes.
Nossa equipe é treinada e qualificada nas áreas contábil, fiscal, pessoal, societária, tributária, de auditoria e perícia.
Precisa de ajuda para dar baixa em sua empresa com débitos? Entre em contato com um de nossos especialistas e receba toda orientação necessária.
Aproveite para acompanhar a gente em nossas redes sociais e conferir mais artigos como este em nosso blog.