pericia-contabil-para-que-serve

A perícia contábil é um dos mais importantes procedimentos que uma contabilidade especializada pode executar. Sendo assim, entender para que serve esse processo é crucial para a sua decisão, antes de contratar uma. 

 

No mundo empresarial, esse serviço cumpre um papel fundamental em diversas situações, sejam elas litigiosas ou não. De modo geral, ele é voltado para a resolução ou prevenção de conflitos.

 

Quer entender melhor sobre para que serve a perícia contábil? Então siga atentamente com a leitura deste artigo e entenda como funciona esse processo, que pode levar tempo, mas tende a trazer resultados positivos para a instituição que opta por ele.

 

Esperamos que você tenha uma ótima leitura!

O que é uma perícia contábil?

A perícia contábil é uma solução oferecida por contabilidades especializadas, na qual o perito designado executa uma série de procedimentos, com objetivo de emitir um parecer contábil, geralmente em forma de laudo técnico. Diversas etapas estão envolvidas nesse processo.

 

De modo geral, esse profissional coleta uma série de dados dentro de uma empresa, investigando inconsistências, procurando indícios de fraudes e irregularidades, coletando dados e averiguando os registros financeiros e tributários.

 

Desta forma, é possível conferir uma opinião concreta sobre as operações realizadas em uma instituição. Nem sempre, porém, essa análise pode ser completada de forma concreta, o que faz com que algumas perícias contábeis gerem resultados inconclusivos.

 

Leia mais: Perícia Contábil em Belo Horizonte: entenda o que é e como executar

Quais são os objetivos de uma perícia contábil?

Muitos pensam que a perícia contábil é inimiga dos gestores de uma empresa, mas isso é um enorme equívoco. 

 

Esse processo só irá atentar contra a gestão de um empreendimento caso ela seja culpada de algum tipo de irregularidade. Caso contrário, o laudo de perícia apontará exatamente isso: que a empresa em questão está agindo de forma exemplar.

 

Sendo assim, o objetivo principal de uma perícia contábil é comprovar que uma pessoa jurídica está dentro dos conformes legais e paralegais, no que diz respeito às suas finanças e ao cumprimento das obrigações fiscais.

 

Isso tudo é feito por meio de uma análise profunda, por um profissional imparcial, apontado para executar essa tarefa. Nem sempre isso é por demanda de um juiz, porém. Entenda quais são os tipos de perícia contábil:

Quais são os tipos de perícia contábil e para que serve cada um?

Uma perícia contábil pode ser tanto judicial quanto extrajudicial. Entenda para que serve cada uma delas:

Perícia contábil judicial

O tipo mais comum de perícia contábil é a judicial, como muitos leitores podem imaginar. Nesse tipo de procedimento, um juiz de um determinado processo litigioso determina essa necessidade e aponta um perito para o caso.

 

Desta maneira, o profissional imparcial executa sua coleta de dados, análise de informações, investigação de fatos e calcula se os números demonstrados pela empresa estão de acordo com aquilo que ele encontrou.

 

Isso não é feito com papel e caneta ou lendo livros-caixa empoeirados ou nada do tipo! Uma perícia contábil judicial, como atividade autorizada por um jurista, deve ser uma referência nesse tipo de solução, e por isso deve usar sistemas modernos e procedimentos confiáveis, conferindo segurança ao processo litigioso.

Perícia contábil extrajudicial

A perícia contábil extrajudicial, como o próprio nome atesta, não é demandada por um juiz, e ocorre fora de um processo em tribunal. Por vezes em situação de mediação de conflitos ou em qualquer situação não-litigiosa, uma empresa pode acabar passando por esse processo.

 

Instituições públicas, por exemplo, podem passar por uma perícia contábil quando solicitado por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), ou pode ser feita de forma voluntária, sendo mais próxima de uma auditoria, mas executada diferentemente.

 

Isso geralmente ocorre quando há comum interesse pelas partes envolvidas. Por exemplo, por um corpo de acionistas de uma empresa, que deseja obter o parecer de um perito contador para averiguar a transparência de uma gestão e a veracidade dos seus demonstrativos de exercício.

 

A perícia contábil extrajudicial também pode fazer parte de um processo de fusão ou aquisição, em que uma ou ambas as partes envolvidas querem atestar que estão em situação regular, e também desejam comprovar que a outra parte é gerida de forma igualmente exemplar.

O que é o laudo da perícia contábil?

O laudo do perito contador é a demonstração da análise realizada por ele, e atesta se foi encontrada alguma fraude ou inconsistência nos dados. Uma perícia contábil deve explicitar todos os fatos que levaram a sua conclusão, apontando detalhadamente as provas ou indícios.

 

Esse documento deve explicitar todas as metodologias utilizadas, além de informações de identificação do perito, bem como códigos de comprovação da sua autenticação para exercer essa função.

 

Fora as questões básicas de regulamentação da contabilidade, não existe um molde padronizado para um laudo de perícia contábil, cabe ao executor desse serviço definir a forma desejada de atuação.

 

Conte com a Vilaça para executar um serviço com excelência!

Se você procura uma contabilidade que seja referência no mercado, para executar uma perícia contábil na sua empresa ou em um processo no qual você está envolvido, conheça a Vilaça Contabilidade, Perícias e Auditorias!

 

A Vilaça tem décadas de experiência na prestação de serviços contábeis, e somos certificados pelo selo ISO 9001:2015, do Inmetro. Entre em contato conosco e entenda como podemos ajudar você!

 

Para ter acesso a mais conteúdos como este, confira o nosso blog ou siga as nossas redes sociais. Continue lendo: Você sabe qual a diferença entre a Auditoria e Perícia Contábil no âmbito empresarial?



Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *