importancia-da-analise-fianceira-na-gestao

Uma das maneiras mais eficientes de aferir o desempenho de uma empresa é por meio da análise dos demonstrativos financeiros. No entanto, isso não é tudo.

Além da análise dos números apresentados, os resultados apontados pelo balanço patrimonial permitem a aplicação de recursos de forma mais eficiente.

Deste modo, podemos afirmar que por meio de uma análise financeira, é possível obter diferentes indicadores financeiros. O que permite medir de forma precisa o desempenho de um negócio no mercado.

A fim de explorar um pouco mais sobre este assunto, iremos discutir neste artigo a importância da análise financeira na gestão de empresas. Acompanhe os tópicos a seguir.

 

O que é análise financeira?

Compreende-se como análise financeira todo o esforço dedicado ao estudo e identificação das finanças de uma empresa.

Seu principal objetivo é identificar quais são as principais fragilidades e, assim, prevenir o surgimento de novos problemas.

Deste modo, todo gestor deve aprender como conduzir de forma eficiente a sua empresa.

Sendo assim, é preciso que ela se familiarize com a análise financeira, independentemente de seu objetivo de realização, podendo ele ser:

  • Operacional;
  • Administrativo;
  • Estratégico;
  • Comercial.

Assim, é preciso identificar qual a premissa de sua realização, a fim de que possa conduzir todo o empreendimento ao sucesso.

Portanto, uma análise financeira permite compreender qual a viabilidade de negócio, tendo como base a avaliação gerencial estratégica. O que torna possível identificar qual a capacidade de lucro e estabilidade financeira do modelo de negócio.

 

Como fazer a análise financeira?

Como ações essenciais da análise financeira de uma empresa, podemos citar a avaliação da saúde financeira e a projeção do desempenho futuro de uma empresa.

Desta maneira, é fundamental entender como análise financeira de uma empresa deve ser feita.

O primeiro passo a ser tomado deverá ser a definição dos indicadores financeiros a serem usados. Sendo assim, a partir da definição destes dados, é possível ter acesso aos números e dados financeiros de forma mais completa.

Assim, estará contribuindo para que o empreendedor possa tomar decisões de forma mais segura e buscar resultados mais satisfatórios.

Aproveite para aprender conosco um pouco mais. Leia: Qual o papel da Contabilidade para Empresas em Recuperação Judicial?

 

Quais indicadores podem ser utilizados em uma análise?

Veja a seguir a nossa lista com os principais indicadores financeiros importantes para a realização da análise financeira.

 

Faturamento periódico 

Com a análise do faturamento periódico, se torna possível conhecer e acompanhar o número de vendas realizadas no dia a dia da empresa.

Desse modo, o gestor toma ciência sobre o que está sendo vendido, quanto e para quem.

 

Custos fixos 

O seu conhecimento permite identificar quais os custos com manutenção e existência do negócio.

O que possibilita a realização de um acompanhamento de todos os custos fixos de forma regular.

 

Custos variáveis 

Enquanto os custos variáveis permitem estudar quais custos estão sendo gerados pelo processo de venda, revenda e etc.

Sendo assim, toda empresa deve focar em seus objetivos estratégicos, de forma que consiga transformar seus custos fixos em variáveis.

 

Margem de contribuição

A margem de contribuição é o índice financeiro que corresponde a realização da análise de viabilidade de um negócio.

Desse modo, quanto maior a margem de contribuição, melhor estará a saúde financeira de uma empresa.

 

Índice de liquidez 

Com o tempo, uma empresa pode não conseguir manter uma boa situação financeira. Deste modo, por meio da apuração de dados, é possível identificar a liquidez corrente.

Sendo assim, este indicador se torna de importância referência para a identificação de longevidade da empresa.

Além do índice de liquidez, outros indicadores também podem ser utilizados:

  • Capital circulante;
  • Liquidez seca;
  • Liquidez geral.

Portanto, podemos concluir que a análise financeira é a chave de ouro para o sucesso de qualquer empresa. Isso porque a sua realização tem como base processos e tomadas de decisões de cunho estratégico, operacional e tático

Desse modo, é fundamental promover um estudo sobre toda a estrutura de um empreendimento, a fim de definir quais são os melhores indicadores financeiros para avaliação de desempenho.

Precisa de ajuda com a análise financeiras de sua empresa? Entre em contato com nossos especialistas.

Aproveite para acessar nosso blog e leia mais sobre: Como regularizar uma empresa? Veja em que situações ela pode estar irregular.

Além disso, curta as nossas redes sociais e acompanhe o nosso conteúdo.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *