Se você, empresário, está pensando em avaliar os riscos de sua empresa no mercado, saiba que antes, é essencial fazer a compreensão sobre o serviço de auditoria Due Diligence.
Isso porque, uma auditoria comum visa fazer o levantamento de ações de um negócio, fazendo a verificação acerca de sua conformidade conforme o que orienta a legislação.
Já a auditoria de Due Diligence vai além, de uma adequação a normas e leis, realizando investigações e identificando a posição jurídica e financeira da empresa, gerando mais segurança na tomada de decisões.
Para que o leitor entenda o conceito dessa prática, nós preparamos este conteúdo. Leia com atenção e tire suas dúvidas.
Aproveite para aprender mais lendo: Quando e por que uma empresa precisa de auditoria financeira?
O que é auditoria de Due Diligence?
O termo Due Diligence tem origem no inglês e pode ser traduzido de maneira prévia, como um procedimento adotado pelas empresas, no intuito de avaliar os riscos de uma empresa de maneira ampla.
Partindo do princípio que, uma auditoria comum tem como base a realização de ações e que tem como principal finalidade conferir a legalidade de cada procedimento. Podendo sugerir alterações que beneficiem o desenvolvimento de uma gestão, de maneira lícita e segura.
Por meio de um estudo aprofundado, aspectos contábeis, trabalhistas, previdenciários, jurídicos e patrimoniais de uma empresa, os profissionais especializados realizarão um diagnóstico completo da situação financeira.
Como realizar de forma correta?
Para que uma auditoria Due Diligence seja realizada de forma completa e eficaz, é preciso que ela envolva todas as atividades da empresa, realizando análise de todos os documentos e demonstrações contábeis, passivos trabalhistas em processo, dentre outros aspectos tributários.
Sabemos que este é um processo complexo, por este motivo, é essencial contar com apoio de profissionais qualificados, que possuem conhecimentos técnicos e especializados acerca deste assunto.
Sendo essencial a sua participação, para a garantia de que todas as informações acessadas, sejam mantidas em sigilo.
Quais as etapas da auditoria Due Diligence?
Confira a seguir quais são as etapas básicas da realização de uma auditoria Due Diligence. Vamos lá?
Motivação
Em primeiro lugar, é preciso realizar a etapa de motivação, que corresponde ao início do relacionamento entre auditor com equipe interna de uma empresa.
Sendo assim, para que isso aconteça de maneira fluída e assertiva, é preciso compartilhar informações de como a empresa funciona, quais são as regras e estratégias adotadas, para que cada ação seja executada.
Prática
A prática é uma etapa que demanda a realização de uma análise de diversos documentos, como por exemplo:
- Contrato social;
- Livros fiscais;
- Demonstrações financeiras;
- Balanços;
- Certidões fiscais;
- Informações sobre ativos e passivos;
- Relação de imóveis;
- Informações sobre funcionários: salários, cargos, benefícios etc;
- Informações sobre passivos trabalhistas, acordos com sindicato ou ações judiciais;
- Cópias das atas de reuniões;
- Declarações do Imposto de Renda;
- Comprovantes de operações contábeis e de pagamentos de tributos;
- Relação de órgãos diretamente ligados à sua atividade e de legislações específicas que regem o seu ramo de atuação.
Resultado
A etapa de resultado é a última do processo de auditoria due diligence. Aqui, serão apresentadas estratégias importantes e relevantes para o desenvolvimento de um negócio.
Qual o melhor momento para começar?
Existem vários motivos que levam um empresário a contratar uma auditoria Due Diligence. Entre eles estão as fusões e aquisições, escolha de fornecedores, análise preventiva e viabilidade futura
Desta forma, é importante ressaltar que, mesmo que não haja um objetivo em mente, ainda é possível implementar este modelo de auditoria, no intuito de identificar estratégias de melhoria para um negócio.
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