Realização de uma auditoria financeira.

A auditoria financeira vem ganhando cada vez mais espaço no mundo dos negócios. Isso, principalmente, diante de sua importância para o desenvolvimento de uma empresa.

Isso porque, devido à competitividade acirrada do mercado, é preciso que os empresários busquem ferramentas eficientes para a realização do controle e avaliação de todas as suas atividades.

Dessa forma, a atuação de um auditor dentro das empresas possibilita a identificação de fraudes e erros que podem ser prejudiciais para a gestão financeira.

Ao longo de nosso artigo, o empresário poderá conferir como funciona uma auditoria financeira e quando uma empresa poderá precisar. Leia com atenção e tire suas dúvidas.

 

O que é uma auditoria financeira

A auditoria financeira é uma especialização da ciência contábil, que tem como base a consistência dos fatos e das informações de uma gestão financeira.

Sendo assim, auditar as finanças de uma empresa significa estudar todas as demonstrações contábeis e certificar se estão de acordo com a legislação e os princípios da contabilidade.

Ela irá funcionar como uma espécie de controle interno de qualidade, uma vez que contará com a implementação de mecanismos que proporcionam uma maior segurança no cenário financeiro, legal e organizacional.

Conforme as Normas Internacionais de Entidades Fiscalizadoras Superiores, o serviço de auditoria financeira tem como principal objetivo o aumento do grau de confiança e segurança dos empresários em relação às questões financeiras de sua empresa.

Aprenda mais lendo: Sua empresa está pagando impostos corretamente?

 

Por que é tão importante realizar uma auditoria financeira?

A auditoria financeira é essencial na identificação e verificação de riscos de distorção em uma gestão. Como resultado, este modelo de serviço permitirá uma compreensão assertiva da realidade financeira e de sua eficácia organizacional.

Deste modo, estará garantindo a realização de melhorias no controle interno da organização e, consequentemente, contará com uma base sólida de informações em seus planejamentos e execução de práticas.

Quando é necessário realizá-la?

Uma auditoria financeira pode ser realizada em diferentes momentos. É comum que algumas empresas esperem que determinados acontecimentos ocorram em sua gestão, como o fechamento de um novo contrato ou até mesmo a sua finalização.

Além disso, este serviço especializado também pode ser recorrido quando as operações de uma empresa não estão apresentando bons resultados.

Contudo, alguns gestores preferem realizar a auditoria financeira de forma semestral, outros podem desejar a sua realização mensal e até mesmo anual..

Uma vez que o seu processo visa encontrar problemas em uma gestão, que podem prejudicar o seu funcionamento, quanto mais frequente for a sua realização, maior será a chance de um negócio ser beneficiado.

Como é realizada uma Auditoria Financeira

A auditoria financeira depende de objetivos para ser aplicada. Isso serve para orientar o trabalho e alcançar as metas, o que evita a perda de recursos e tempo em atividades que não são relevantes para o negócio.

Após identificação dos objetivos é realizada as demais etapas da auditoria financeira:

  1. Mapeamento dos Processos
  2. Identificação dos Riscos
  3. Analise dos Controles Internos
  4. Análise dos Resultados

É muito importante que os sócios e acionistas tenham ciência dos objetivos da auditoria financeira e tenham em mente que não é a busca de culpados pelos erros. Os objetivos da auditoria financeira está relacionado a sustentabilidade do negócio, melhorias na gestão financeira, diminuição do risco de erros e segurança das informações, validando então, a aplicação dos recursos da empresa auditada.

Benefícios e vantagens da Auditoria Financeira

As empresas que possuem um modelo de gestão mais assertivo já contam com o serviço de auditoria de maneira periódica e absoluta.

Confira a seguir quais são os 10 benefícios da realização de uma auditoria financeira para seu negócio:

  • Segurança na informação;
  • Fiscalização da eficiência do controle;
  • Garante a manutenção da empresa;
  • Melhoria na margem de lucro;
  • Maior segurança para colaboradores;
  • Dificulta os desvios e pagamentos de impostos desvios;
  • Avalia o cumprimento da rotina dentro dos princípios contábeis;
  • Apresenta transparência na governança;
  • Melhora o compliance.

Agora que o leitor já sabe como tudo sobre a auditoria financeira, quando e por que ela deve ser aplicada em uma empresa, podemos encerrar o artigo ressaltando a importância do controle nas finanças de uma empresa.

Portanto, o empreendedor não está sozinho em sua jornada. Fale hoje mesmo com um dos nossos especialistas e saiba como o nosso escritório pode ajudar na promoção de um maior controle financeiro.

Vilaça Contabilidade é um escritório especializado na prestação de serviços contábeis de Perícias, Auditorias, Contabilidade e Consultorias para empresas de pequeno a grande porte.

Possui alguma dúvida sobre este assunto? Deixe seu comentário em nosso campo a seguir e compartilhe conosco a sua opinião.

Além disso, não deixe de acessar também o nosso blog e redes sociais. Tem sempre um conteúdo novo sendo compartilhado com nossos leitores.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *