Atualmente, muitos profissionais recorrem à auditoria de bens patrimoniais com o principal objetivo de obter controle administrativo e contábil de seus bens. Desta forma, os empresários conseguem ter mais segurança para fazer a administração de seus bens próprios da forma que desejarem.
Porém, a auditoria poderá lhe auxiliar em muito mais que isso? Veja a seguir como uma auditoria patrimonial pode te ajudar a realizar a administração de bens próprios. Agora leia nosso artigo!
O que será analisado por uma auditoria?
O principal objetivo de uma auditoria contábil é fazer comparações dos demonstrativos contábeis com a situação patrimonial de uma empresa, seja ela de análise econômica ou financeira.
Veja a seguir algumas áreas de aplicação de uma auditoria:
- Administrativa: a auditoria irá permitir redução de custos, inadimplência, negligência e etc.
- Patrimonial: auxilia no controle de bens, direitos e obrigações empresariais;
- Fiscal: contribui para o controle de todas as obrigações fiscais, e para a correta apuração dos impostos, protegendo todo o patrimônio para que não haja penalidades;
- Técnica: permite o aumento de eficiência dos serviços contábeis.
- Financeira: auxilia a empresa nas ações de proteção contra fraudes e gastos em excesso;
- Econômica: permite que seja feita análise dos resultados contábeis para que alcance uma maior exatidão;
- Ética: permite que sejam identificadas as posições relacionadas à ética dentro da organização;
- Social: contribui para que seja feito uma análise da aplicação de cada recurso sejam eles para fins sociais ou ambientais.
Quando uma auditoria deve ser realizada?
Quando um empresário opta por contratar os serviços de uma auditoria, estará optando por um processo que de diversas formas pode se apresentar vantajoso para sua empresa.
Por meio deste importante serviço, é possível ter certeza que o controle interno de seu empreendimento está sendo realizado de forma correta e eficiente.
Além disso, poderá indicar quais são ações e estratégias que devem ser adotadas para que os registros contábeis sejam feitos de forma mais assertiva.
Permitindo assim, que auditoria confirme se está havendo desvios de bens patrimoniais, pagamentos de despesas de forma indevida, omissão de registros ou de receitas e etc.
Desta forma, o mais adequado é que a auditoria seja feita periodicamente e regularmente e, que todo o processo de auditoria seja feito por um profissional especializado e alheio a empresa.
Como a auditoria de bens patrimoniais é realizada
A auditoria de bens patrimoniais, tem como principal objetivo o controle dos bens, seja pela quantidade, pelo seu valor ou pela averiguação da regularidade sua propriedade ou posse, além de poder analisar tanto as situações como também as condições físicas dos bens, bem como se seus controles administrativos e contábeis estão sendo realizados adequadamente.
Desde modo, a auditoria patrimonial, poderá ser realizada por meio dos seguintes passos de análise:
- Analisar se todos os bens móveis foram incorporados e registrados contabilmente de forma correta. Neste momento serão verificados os dados de controle analítico e a legislação pertinente;
- Conferir se no processo de incorporação e registro estão sendo observados dados como data, valor, depreciação com tempo de duração dos bens (caso haja) conforme a legislação;
- Verificar se as incorporações ou registros feitos possuem dados registrados por meio de documentação competente;
- Conferir se o setor Patrimonial da empresa, possui um responsável direto e caso tenha, verificar se o processo de aquisição e controle dos bens é feito de forma adequada;
- Analisar se todos os bens entregues para uso, estão inclusos no controle patrimonial, se os mesmos são contabilizados, registrados e depreciados de forma correta;
- Conferir se na aquisição dos bens, principalmente em relação a imóveis, veículos, máquinas e equipamentos foram respeitadas as condições contratuais, regulamentares, legais e etc.
Qual a relação entre uma Holding patrimonial e a auditoria patrimonial?
Uma holding patrimonial é uma empresa criada com objetivo de integralizar o capital de sócios ou familiares, muitas vezes visando reduzir tributos, além de se ter uma maior proteção patrimonial e praticidade na hora de gerir o patrimônio ou mesmo no caso de uma sucessão, bem como para facilitar as tomadas de decisões em relação aos bens.
Desta forma, são vantagens de uma holding patrimonial:
- Planejamento tributário;
- Proteção Patrimonial;
- Praticidade na gestão e tomadas de decisão em relação aos bens;
- Planejamento sucessório.
Portanto, analisando seu objetivo principal e as vantagens da criação de holding, conseguimos identificar que existe uma relação direta entre uma Holding e uma auditoria, pois a auditoria será capaz de garantir se a Holding foi criada corretamente, se o registro e a contabilização dos bens foi feita adequadamente, se os tributos que estão sendo apurados estão corretos e se estão sendo realizados os devidos controles dos bens.
Por fim, este artigo trouxe para o leitor, diversas informações sobre a importância da realização de uma auditoria patrimonial.
Agora, você já pode compreender com maior clareza o que é uma auditoria patrimonial.
Precisa de ajuda para realizar a administração de seus bens? Entre em contato agora mesmo com nosso time de especialistas. Teremos enorme prazer em ajudá-los!
Quer receber conteúdos exclusivos que podem ajudar na gestão de sua empresa? Assine agora nosso newsletter e acesse nosso blog e acompanhe semanalmente nossos novos conteúdos.