A tarefa de controlar as entradas e saídas de dinheiro de uma empresa deve ser feita periodicamente e através de planilhas detalhadas e segmentadas pelas áreas do seu empreendimento, ou seja, esse controle é responsável por organizar e analisar a movimentação de dinheiro dentro da empresa, a fim de conseguir identificar os pontos de melhorias.
Esse controle é chamado de fluxo de caixa. Quer saber mais? Continue lendo este artigo para aprender como criar um fluxo de caixa estruturado para sua empresa.
O que é um fluxo de caixa?
É o trânsito de dinheiro do seu negócio. É uma administração financeira do empreendimento, a fim de conseguir bons resultados monetários a curto, médio e longo prazo.
Importância do fluxo de caixa
O fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão financeira que ajuda a fiscalizar todo o dinheiro que circula dentro da empresa.
Dessa maneira, tem grande importância nas tomadas de decisões de investimentos e nos objetivos da empresa, possibilitando aos gestores um conhecimento detalhado do empreendimento e oferecendo resultados pertinentes sobre o futuro da mesma.
Desse modo, o controle financeiro fica em dia e os gestores entendem quais setores precisam de investimentos para melhorias e crescimento.
Como criar um fluxo de caixa estruturado?
– Organize e categorize
É essencial organizar e categorizar as movimentações de dinheiro do seu empreendimento. Por isso, coloque cada setor com uma cor diferente para que no final do mês, quando o fechamento for realizado o gestor consiga entender se ele teve lucro ou prejuízo em algum setor na empresa.
– Organizar as despesas, receitas e custos
Seguindo a mesma lógica de organização, é preciso anotar todos os gastos, receitas e custos de uma organização, pois, o fluxo de caixa é uma ferramenta de controle e por isso requer atualização constante.
– Análise de dados
Por ter essa atualização constante, o fluxo de caixa vai fornecer uma análise de dados sobre o seu empreendimento, sendo necessário um bom diagnóstico da organização.
– Regime de caixa
O fluxo de caixa é realizado através do regime de caixa, ou seja, deverá considerar todos os recebimentos e pagamentos em suas respectivas e efetivas datas.
– Softwares
É interessante buscar um software para estruturar o fluxo de caixa da sua empresa de forma automatizada.
Dessa forma, vimos que a ferramenta de fluxo de caixa é essencial para compreender os gastos, despesas e receitas da sua empresa. É ela que monitora, interpreta e dá os resultados baseados nos seus objetivos a curto, médio e longo prazo para a tomada de decisões.
Para isso, recomendamos ter o auxílio de uma empresa de contabilidade para organizar, orientar e implantar o fluxo de caixa, melhorando as finanças do seu empreendimento.
Gostou? Tem alguma dúvida?
Deixe um comentário abaixo ou entre em contato conosco!
A Vilaça Serviços Contábeis atua desde 2007 na prestação de serviços contábeis de Perícias, Auditorias, Contabilidade e Consultorias às empresas de pequeno, médio e grande porte. Nossa equipe é treinada e qualificada nas áreas contábil, fiscal, pessoal, societária, tributária, de auditoria e perícia.