Coronavírus: Como manter sua empresa ativa em momentos de crise

Após o Ministério da Economia anunciar, no dia 16 deste mês,  o pacote de medidas  que visa minimizar a pandemia do Coronavírus (COVID-19).

Diversos empreendedores têm suspendido suas atividades operacionais e até mesmo alterado o seu expediente.

Mas afinal de contas, como manter sua empresa ativa em momentos de crise?  Ao longo deste artigo tentaremos responder esta e outras dúvidas. Confira!

10 dicas de como manter sua empresa ativa em momentos de crise

Veja a seguir nossas dez dicas de como manter sua empresa ativa em momentos de crise como a que estamos vivenciando agora.

1-Projete receitas e despesas

Tanto o pequeno empreendedor como também os grandes, todos devem neste momento, fazer uma projeção de suas receitas e despesas para os próximos meses. Deste modo, o empreendedor poderá identificar quais são os seus principais gastos e quanto dinheiro terá no caixa, durante este período de instabilidade financeira.

2- Reduza custos

Durante o período de baixa arrecadação e de pouca receita, uma das primeiras medidas a serem tomadas é o corte de custo.

Entretanto, antes de sair por aí fazendo cortes e rescindindo contratos, orientamos que o empreendedor estude formas cautelosas que promovam a maior redução de custos para sua empresa de forma saudável.

3- Alteração no pagamento de imposto e salários

Incluso no pacote de medidas, divulgado pelo governo federal, está a prorrogação do pagamento do Simples Nacional pelas pequenas empresas, durante os próximos três meses.

Além disso, também está previsto na legislação a opção de redução na carga horária do trabalhador e corte na folha de pagamento dos empregados.

4- Antecipe o período de férias

Sem conseguir dar sequência em suas operações, grande parte das empresas tem optado por antecipar o período de férias individuais e coletivas. Grandes companhias como a Nestlé, tem adotada essa estratégia na tentativa de manter sua empresa ativa neste momentos de crise.

5- Estabeleça acordos coletivos

As empresas que possuem um elevado quadro de funcionários, poderá estabelecer acordos coletivos para a realização do trabalho.

Alterações como redução na carga horária, rotina home office entre outros pontos pode ser acordadas.

6-Utilize o banco de horas

Caso precise interromper as atividades de sua empresa, o empreendedor pode optar pela criação de um banco de horas.

Deste modo, o colaborador que ficar sem exercer nenhum tipo de atividade durante este período, poderá compensá-las posteriormente.

7- Considere novas linhas de créditos

Nos últimos dias, diversos bancos, têm oferecidos novas modalidades de créditos para que as empresas possam enfrentar o período de crise.

Contudo, o mais indicado por economistas, neste momento, é que o empreendedor estude modalidades com menor taxa de juros e período de carência mais longo para o início de pagamento.

8-Faça vendas online

Para os empreendedores que atuam no setor de comércio, uma ótima alternativa para manter sua empresa ativa em momentos de crise é fazer a vendas de seus produtos online.

9- Crie promoções

Durante o período de instabilidade financeira e queda no consumo, muitas empresas optam por realizar promoções e assim aumentar o número de suas vendas. Está é uma ótima alternativa, contudo precisa ser implementada de forma inteligente em sua gestão, para que assim não possa sofrer com prejuízos financeiros posteriormente.

 

10-Busque se capacitar

Lembre-se esta crise terá um fim e quando ela passar e a situação econômica do país melhorar diversos empreendedores iguais a você terão oportunidades de se reerguer.

Por isso busque oportunidades, se capacite, entenda o que o mercado está enfrentando e aprenda como melhorar a situação econômica de sua empresa.

Sabemos o quanto gerenciar de forma eficiente uma empresa neste momento, será complicado. Estamos enfrentando diariamente o perigo do Coronavírus, por isso redobre atenção a sua saúde e também a saúde de seus colaboradores.

Gostou de nossas dicas? Acesse nossos blog e aproveite este momento para aprender como criar um fluxo de caixa estruturado para sua empresa.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *