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Grande parte dos empreendedores brasileiros sabem da importância de uma boa gestão financeira e os quais os impactos positivos que pode trazer para sua empresa. Entretanto, muitos acabam não dedicando a devida atenção ao controle de custos.

 

Diante disso, o controle de custos permite ajudar o empreendedor a identificar a melhor maneira de saber para qual o destino estão indo os recursos de seus lucros, bem como, o controle dos setores que têm mais gastos para os cofres da empresa.

 

Assim, elaboramos este conteúdo para abordar como o controle de custos pode ajudar na gestão financeira da sua empresa. Confira!

O que é controle de custos?

A realização gestão administrativa dos custos variáveis e dos custos fixos de uma empresa é denominada de controle de custos. Assim, sendo por meio de uma boa gestão, é possível aplicar formas para a redução de custos e maximizar os seus lucros.

 

O controle de custos poderá ser feito por meio de ferramentas e/ou métodos, possibilitando assim a implementação de ferramentas únicas utilizadas com fins específicos de acordo com cada meta.

 

Deste modo, as ferramentas  do controle de custos colaboram para que aponte quais foram os principais gastos, despesas e investimentos da empresa, com intuito de poder diminuir os seus custos e otimizar os seus processos internos.

 

Como fazer o controle de custos na sua empresa?

Separamos para o leitor nossas dicas que são essenciais para realizar o controle de custos e que podem auxiliar o seu negócio a atingir resultados positivos. Acompanhe!

Custos fixos e variáveis

Os custos fixos são os custos que não possuem grandes variações. Ou seja, eles não aumentam ou diminuem de acordo o valor de produção de uma empresa. Assim, o custo será igual ou terá pouca variação durante os meses.

 

Os custos variáveis são os custos que variam conforme o volume de produção. Esses custos mudam com o tempo e com o volume de vendas.

 

Desta forma, tanto os custos fixos e custos variáveis precisam ser calculados da maneira correta, pois possibilita que o gestor saiba o qual o valor que está sendo gasto em sua produção.

Custos e Despesas

Os custos de um negócio estão ligados diretamente ao investimento feito nas atividades do negócio, como, por exemplo, a compra de materiais, aluguel/compra de imóvel, salários de funcionários, compra de matéria-prima, dentre outros.

 

Já as despesas são os recursos destinados a manutenção da empresa, que não influenciam em sua produção. Os exemplos de despesas são a comissão de vendedores, salários de funcionários da área administrativa, conta de telefone e internet, etc.

 

Desta forma, é importante compreender exatamente quais os conceitos de custos e despesas para que não sejam confundidos com investimentos feitos na procura de resultados. Eles, na verdade, devem ser encarados como o investimento na manutenção diária da empresa.

Lucratividade e rentabilidade

Ao pensarmos nos conceitos da lucratividade e rentabilidade, já pensamos no ganho da empresa. Entretanto, a lucratividade e rentabilidade são maneiras distintas de analisar os resultados do negócio.

 

Assim, a lucratividade é uma forma de associar o lucro líquido à receita total a fim de apontar qual o ganho da empresa de acordo com a relação à vendas feitas.

Já a rentabilidade, que é informado em percentual, é a medida de ter o retorno financeiro de um investimento.

 

Se a lucratividade está relacionada com o lucro líquido com a receita total e a rentabilidade compara o mesmo lucro ao valor investido no empreendimento para saber se é interessante. Assim, usando os conceitos de lucratividade e rentabilidade, é possível fazer uma parte do controle de custos.

Organize o fluxo de caixa

A organização do fluxo de caixa é essencial, não somente para o setor financeiro como para toda a empresa. Sendo assim, tanto o empreendedor, quanto a sua equipe devem ficar se preparar para realizar o controle de todos os valores que entram pelo fluxo de caixa.

 

Todo o dinheiro que entra e sai de uma empresa precisa ser identificado e gerenciado. Também é preciso utilizar este critério para o controle de estoque e para o controle de vendas.

 

Sendo assim, o mais indicado é realizar um planejamento orçamentário da maneira correta, irá garantir mais tranquilidade para a empresa.

Redução de custos

A redução de custos uma estratégia primordial para o controle financeiro.

Entretanto, não é somente cortar todas as suas despesas, de maneira desorganizada.

 

Os cortes de despesas devem ser feitos de forma planejada, por meio de um plano de ação. O plano de ação adequado vai lhe auxiliar a identificar e planejar a maneira correta de fazer a redução de custos e quais áreas ela vai atingir.

 

As dicas apontadas aqui podem ajudar um empreendedor a fazer o controle de custos de sua empresa. Para auxiliar a sua empresa a aplicar o controle de custos, conte com a Vilaça Serviços Contábeis!

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