consultorias-para-empresas-de-pequeno-porte

Abrir uma empresa no Brasil é uma tarefa que requer muito estudo e esforço, afinal, o país registra inúmeros novos CNPJs abertos diariamente, o que acaba gerando um cenário muito competitivo. 

 

Se tratando de empresas de pequeno porte, esse processo pode ser ainda mais desafiador, visto que esses empreendimentos geralmente não contam com grandes times especializados para garantirem o seu sucesso. 

 

Nesse cenário, contratar um serviço de consultoria é uma alternativa eficiente e acessível para contornar esse impasse. Por isso, preparamos esse material explicando tudo sobre as consultorias para empresas de pequeno porte!

 

Boa leitura!

 

Você também pode gostar de: Gestão Contábil Estratégica: conheça os benefícios.

O que é consultoria empresarial?

A consultoria empresarial é um serviço de consultoria voltado a empresas, como o nome indica, que pode ser contratado para oferecer o diagnóstico e uma análise da situação atual da empresa em diferentes segmentos. 

 

Por meio desse serviço, o empreendedor consegue importar o conhecimento e a expertise de um profissional experiente para dentro do seu empreendimento de forma simplificada, já que nem sempre é possível manter um profissional desse porte dentro da empresa efetivamente, principalmente quando se trata de pequenas empresas.

 

A consultoria empresarial pode contemplar diferentes setores da empresa. Você pode contratar um serviço de consultoria em:

 

  • Marketing;
  • Vendas;
  • Contabilidade;
  • Logística;
  • Gestão.

 

E as possibilidades só aumentam.  Os serviços de consultoria serão, evidentemente, prestadas por diferentes profissionais, uma vez que demandam estudo e experiência acumulada no segmento abordado.

Quais as vantagens das consultorias para empresas de pequeno porte?

Empresas de todos os portes podem se beneficiar dos serviços de consultoria, já que uma visão externa pode expor forças e fraquezas que os olhares acostumados dentro da empresa não percebem.

 

Além de que o profissional que trabalha com consultoria tem a experiência acumulada de vários projetos, diferente dos profissionais internos que, normalmente, se dedicam a uma única empresa por vez. 

 

Para empresas de pequeno porte, esses benefícios são ainda mais expressivos. Isso porque uma das características que definem uma empresa de pequeno porte é o quadro de colaboradores reduzidos. 

 

Muitas vezes, por questões jurídicas, empresas de pequeno porte não possuem um vasto quadro de funcionários. Assim, as consultorias para empresas de pequeno porte vêm como uma solução para que esses empreendimentos também consigam desenvolver esses setores sem precisar expandir o quadro de funcionários. 

 

Em suma, os serviços de consultoria para pequenas empresas tem como finalidade auxiliar o empreendedor a potencializar seus resultados, podendo, inclusive, representar uma oportunidade para que a pequena empresa cresça.

 

Dentre os benefícios que um serviço de consultoria pode proporcionar a sua empresa estão:

Visão externa e isenta do empreendimento

O consultor, apesar de estar trabalhando para a empresa, não faz parte do quadro de funcionários e, por isso, consegue enxergar o empreendimento de outra perspectiva. 

 

Esse distanciamento entre o consultor e a empresa é importante porque permite uma visão mais objetiva e realista da situação. 

Direcionamento estratégico

O consultor é, em geral, contratado por um motivo específico e age em cima disso. Assim, tanto o diagnóstico quanto a análise são feitos com um foco. 

 

Isso possibilita um direcionamento estratégico, visto que tudo dentro do plano de ação será pensado de modo a solucionar o gargalo apresentado. 

Importação de conhecimento

Uma tecla na qual batemos muito nesse artigo, contratar o serviço de consultoria é, de fato, importar conhecimento especializado para a sua empresa. Mas não é só isso!

 

A gestão bem preparada irá armazenar esse conhecimento e aplicá-lo outras vezes na empresa futuramente. Mais do que um breve aconselhamento, a consultoria também é uma oportunidade de capacitação.

Quando contratar um serviço de consultoria

A consultoria empresarial é uma ferramenta muito dinâmica, portanto, pode ser usada em diferentes momentos.

 

É comumente acionada quando a empresa está passando por alguma dificuldade específica que a gestão não está conseguindo resolver. Nessas situações, o consultor contratado irá entrar, elaborar um diagnóstico da empresa, realizar uma análise e auxiliar com um plano de ação.

 

Mas ainda é possível fazer outros usos do serviço de consultoria, sem que seja necessário aguardar que os gargalos apareçam. 

 

Você pode contratar uma consultoria para acompanhar o processo de expansão do seu empreendimento, por exemplo, ou para auxiliar na tomada de alguma decisão importante.

 

Vai extrair o máximo da consultoria o empreendedor que souber usá-la de forma mais criativa, por as possibilidades serem incontáveis.

Como escolher um serviço de consultoria 

Para escolher um serviço de consultoria, é necessário avaliar o segmento que deseja otimizar e, então, estudar as empresas que oferecem consultoria para esse segmento na sua região.

 

A escolha do profissional faz muita diferença para a consultoria, porque o objetivo da contratação desse serviço é exatamente importar a expertise desse profissional para a sua empresa, então é preciso garantir que se faça a escolha mais acertada para um melhor aproveitamento.

https://vilacaservicoscontabeis.com.br/contato/Como a Vilaça Contabilidade, Perícias e Auditorias pode te ajudar!

As consultorias para empresas de pequeno porte podem fazer grande diferença nos resultados de um empreendimento, e se você está buscando consultoria contábil, a Vilaça tem a solução ideal para você! 

 

São mais de 12 anos de atuação, acumulando experiência e conhecimento, para poder entregar os melhores resultados aos nossos clientes. 

 

Entre em contato com a nossa equipe e faça parte dos mais de 2000 clientes satisfeitos! Mantenha-se sempre atualizado sobre contabilidade e questões empresariais através do nosso blog e das nossas redes sociais!

 

Continue lendo: Análise de Balanço: seus índices e indicadores.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *