Até poucos anos atrás, o processo de dar baixa em empresa era extremamente burocrático. Que tal compreender como funciona o processo hoje? Acompanhe!

Até poucos anos atrás, o processo de dar baixa em uma empresa era extremamente burocrático.

No entanto, hoje essa prática mudou e se tornou possível dar baixa em uma empresa de forma ágil e prática, mesmo apresentando débitos em aberto.

Quer saber como dar baixa em uma empresa com débitos de forma assertiva? Leia nosso artigo e descubra como.

 

Como dar baixa de empresa com débito?

Antigamente, era praticamente impossível dar baixa em uma empresa, sem que antes regularizasse toda a sua situação, o que obrigava os empresários a enfrentarem uma verdadeira maratona, a fim de colocar um ponto final em seu negócio.

E, quando uma empresa possuía dívidas, o processo se tornava ainda mais oneroso. A baixa de uma empresa com débitos se estendia por longos meses, podendo durar até anos. E quando o empreendedor conseguia parar os tributos vencidos, novos eram gerados.

Contudo, este cenário mudou! Hoje, é possível dar baixa em uma empresa, mesmo com débitos. Isso acontece porque o modelo de cadastro ocorre de forma sincronizada.

Desta forma, não é mais preciso que o empresário compareça em cada um dos diferentes tipos de órgãos para fazer o pagamento de seus tributos em aberto.

Além disso, as empresas também passaram a ser dispensadas de apresentar certidões negativas de débitos tributários e previdenciários às juntas comerciais.

Com isso, elas passaram a pedir a baixa de seus registros diretamente após o encerramento de suas operações. Assim, mesmo com débitos, o empreendedor passou a poder dar baixa em sua empresa sem grandes dores de cabeça.

Aproveite para ler também: É possível revisar tributos pagos por pequenas e médias empresas?

Como pode ser feito todo o processo de baixa, caso sua empresa tenha débitos?

O processo de dar baixa de empresa pode ser feito de duas maneiras, o empreendedor pode fazê-lo sozinho ou contratar um profissional contábil.

A segunda opção é a mais recomendada, uma vez que este processo requer conhecimento técnico acerca de uma série de processos e documentos.

Independente da escolha a ser feita, são passos para dar baixa em uma empresa com débitos:

  • Elaboração do distrato social;
  • Analise dos débitos previdenciários, mesmo que a empresa não tenha nenhum funcionário;
  • Emissão do certificado de regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço;
  • Baixa nos órgãos municipais e estaduais;
  • Elaboração das certidões do Ministério da Fazenda: Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, Pis, Cofins e CSLL;
  • Arquivo de documentos na junta comercial;
  • Baixa do CNPJ.

Confira mais sobre: 5 dicas para não errar no planejamento orçamentário para 2021

O encerramento de um negócio deve ser feito com assertividade e cuidado

É comum encontrarmos antigos empreendedores que achavam ter conseguido o processo de baixa de sua empresa com sucesso e que acabam sendo pegos de surpresas anos depois com a chegada de notificações judiciais e até mesmo penhora de bens.

Isso acontece quando o empreendedor não realiza o processo de dar baixa em empresa com débitos, com o devido cuidado. A fim de evitar este tipo de problema, torna- se interessante contar com apoio de um contador, para concluir com sucesso o seu processo.

Dessa forma, além de fechar a sua empresa, o empreendedor poderá contar com o seu apoio para tentar mapear quais são as suas dívidas pertinentes, assim como quais são as melhores chances de negociação.

Conte com apoio da Vilaça Contabilidade, Perícias e Auditorias

A Vilaça é uma empresa certificada pelo ISO 9001:2015 – INMETRO, garantindo o padrão de qualidade dos serviços e melhoria contínua dos sistemas de gestão, visando estar sempre aumentando a satisfação dos nossos clientes.

Nossa equipe é treinada e qualificada nas áreas contábil, fiscal, pessoal, societária, tributária, de auditoria e perícia.

Precisa de ajuda para dar baixa em sua empresa com débitosEntre em contato com um de nossos especialistas e receba toda orientação necessária.

Aproveite para acompanhar a gente em nossas redes sociais e conferir mais artigos como este em nosso blog.

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *