e-commerce

A pandemia do novo Coronavírus, vem mudando a rotina de toda a população mundial. Medidas preventivas à disseminação deste vírus foram adotadas, entre elas período de quarentena ou isolamento social foram instaurados em diversos países. O que acabou fazendo com que diversos empresários tenham que fechar as portas de suas empresas, e repensar formas de continuar obtendo faturamento mesmo trabalhando em casa.

Diante deste cenário, uma das formas que tem sido mais adotada por estes profissionais tem sido o comércio online de produtos e serviços.

Sendo assim, leia nosso artigo a seguir para aprender como abrir um e-commerce mesmo sem ter sua loja física funcionando.

Como abrir um e-commerce?

Sabemos que para muitos profissionais, que não possuem conhecimentos técnicos sobre o funcionamento de um e-commerce, abrir um do zero pode ser uma tarefa um pouco complicada.

No entanto, preparamos um passo a passo que poderá exemplificar aspectos básicos, nos quais um empreendedor precisa se manter atento.

1-Reavalie seu plano de negócios

Certamente, a crise econômica causada por este novo vírus pegou muito empresário de surpresa.

Diante disso, o primeiro passo a ser feito é reavaliar o seu plano de negócio, levando em conta agora que toda a sua receita será gerada por meio das vendas ocorridas em seu e-commerce.

Sendo assim, é fundamental preparar uma pesquisa de mercado, produtos, bem como o comportamento digital de seus potenciais clientes.

2- Conheça profundamente os seus produtos e serviços

Para que uma empresa consiga obter sucesso com suas vendas por e-commerce, será preciso antes compreender não somente o panorama econômico como também as características de cada produto ou serviços.

Portanto, é essencial que o empreendedor possa identificar quais produtos terão uma maior saída, qual poderá ser o seu carro chefe, se o preço cobrado está compatível com o mercado, etc.

Desta forma, a empresa poderá obter uma vantagem competitiva no mercado, além de conseguir resolver dúvidas e problemas de seus clientes de forma mais ágil e com qualidade.

3-Conheça o seu público-alvo

Outro passo importante a ser dado por quem deseja abrir um e-commerce, é conhecer quem é o seu público-alvo.

Desta maneira, é preciso identificar o perfil de seu cliente ideal, quais são as suas dores, dúvidas, necessidades, bem como por quais serviços e produtos ele busca.

Sendo assim, após compreender quem é o público-alvo de seu comércio digital, busque disponibilizar em sua plataforma de vendas informações úteis e de qualidade que possa auxiliar o seu consumidor.

Aproveite para ler: Coronavírus: Como manter sua empresa ativa em momentos de crise

4-Qualidade de atendimento

Da mesma maneira que é primordial compreender quem é seu público-alvo, como mencionamos anteriormente, também se torna importante prestar um atendimento de qualidade aos seus clientes.

Dito isso, é essencial compreender que todo o atendimento durante a jornada do cliente deve ser feito com a máxima qualidade possível.

Com isso, busque atrair os seus clientes, mas mantenha também um serviço sempre de qualidade e respeitoso, no qual um sentimento de confiança possa ser firmado entre empresa e cliente.

Sendo assim, busque estar presente nos mais diversos canais de comunicação online, como WhatsApp, redes sociais, marketplace, site institucional, etc.

5-Alavanque o seu negócio

Chegamos ao nosso quinto e último passo, finalizando assim nosso passo a passo de como abrir um e-commerce, mesmo com as portas de sua loja física fechada.

O desenvolvimento desta etapa está relacionado ao estudo de estratégias viáveis que permitem a alavancagem de seu negócio, para que assim possa alcançar bons resultados no ambiente digital.

Portanto, para que este passo possa ser realizado com sucesso será preciso estudar todo o seu processo de vendas. Assim  como acompanhar os resultados obtidos e assim repetir as estratégias que estão contribuindo nesta alavancagem.

Deste modo, esperamos que nosso artigo sobre como abrir um e-commerce tenha ajudado tanto os profissionais que já possuem um negócio, como também quem pretender aproveitar o período de crise e empreender.

Gostou de nosso conteúdo? Acesse nosso blog e aproveite este momento para aprender:  Como abrir uma empresa de prestação de serviços?

 

Acompanhe a gente também em nossas redes sociais, tem sempre um conteúdo novo sendo postado por lá, que pode ajudar você e sua empresa durante este período de instabilidade econômica.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *