fusao-de-empresas

Para muitos profissionais, a fusão de empresas, seja entre duas ou mais, é vista como uma prova de cooperação no mercado.

Desse modo, as empresas param de concorrer entre si e se tornam aliadas, reduzir seus custos e aumentando sua capacidade de competição no mercado de forma mais inteligente e poderosa.

Além disso, a fusão de empresas apresenta diversos benefícios aos seus empreendedores como, por exemplo, troca de experiências e conhecimento, otimização operacional, o aumento da carteira de clientes e expansão de mercado.

A seguir iremos abordar como todo este processo pode ser conduzido. O intuito é esclarecer para você, leitor, se vale a pena realizar uma fusão de empresas, bem como quais pontos devem ser considerados. Confira a seguir!

O que é fusão de empresas?

A fusão de empresas é uma operação jurídica que realiza a união de duas ou mais empresas, formando assim uma nova organização.

Diante deste modelo, as pessoas jurídicas deixam de existir, formando agora uma única sociedade. Concentrando todo o patrimônio de ambas partes, como também seus direitos e obrigações.

Atualmente, existem diversos motivos que podem levar duas empresas a fusão, estando entre ele o aumento no nível de competitividade e prevenção de riscos no mercado.

Entretanto, para que este processo seja realizado será preciso fazer uma avaliação do patrimônio de cada empresa e elaborar um laudo Contábil para que os sócios ou acionistas possam fazer a fusão.

Logo após deverá ser criado um novo plano, fazendo a redistribuição de cargos e responsabilidades de cada gestor e colaboradores.

Quais são as principais vantagens da fusão de empresas

Diversas vantagens podem estar envolvidas no processo de fusão de empresas. Veja a seguir quais são as principais.

Diversificação de mercado

Uma das principais vantagens de realizar este processo é o aumento do alcance de seus produtos no mercado, tornando-o mais abrangente.

Devido a fusão, as empresas acabam obtendo uma soma de suas posições já consolidadas, aumentando assim a sua área de atuação.

Como resultado direto, a nova organização irá alcançar um maior número de pessoas e setores, expandindo assim as suas possibilidades de negócios.

Aumento da abrangência de marca

Da mesma forma que o processo de fusão contribui para ampliação de mercado, ele também irá aumentar o alcance da nova sociedade.

Ou seja, alçará um maior número de clientes, para que assim possa ter um melhor posicionamento.

Deste modo, para que tudo ocorra de forma mais assertiva será preciso possuir um bom planejamento de branding.

Aumento das receitas

As receitas das empresas, unidas por meio deste processo também serão afetadas positivamente, gerando um aumento substancial.

Entretanto, para que isso ocorra, será preciso assegurar que a gestão financeira seja feita por profissionais.

Nos quais poderão realizar um planejamento e projeção do lucro a ser obtido, de forma que esta nova união possa ter melhores resultados e gerar mais oportunidades de negócios.

Gestão de riscos

Quando dois ou mais negócios se unem, estão aumentando os números de vantagens e possibilidades a serem conquistadas no mercado, mas também estão aumentando os números de riscos e incertezas.

Deste modo, é preciso considerar a realização de uma gestão de riscos, que contribuirá para que a organização possa se preparar para enfrentar as mudanças internas, bem como as oscilações do mercado e demais adversidades.

Quais são os tipos de união entre empresas

Existem inúmeros tipos e formas de se realizar o processo de união entre empresas, podendo haver variações nos níveis de complexidades e burocracias.

Os principais tipos são:

  • Aquisição: Este processo, talvez seja considerado como um dos mais complexos, pois envolve a compra de uma segunda empresa por completo ou em parte;
  • Cisão: ao contrário do que ocorre no processo de fusão, este processo ocorre quando uma empresa se divide para criar outras empresas;
  • Incorporação: Por meio deste processo é possível fazer absolvição de outra empresa;
  • Fusão: O processo de fusão se diferencia dos processos anteriores, pois permite a criação de uma nova empresa.

Por fim, ao longo deste conteúdo foi possível entender como ocorre o processo de fusão de empresas bem como o que ele é.

Podemos perceber que este processo não é simples, muito pelo contrário, pode ser bastante complexo, mas, pode trazer um grande número de vantagens.

Logo, se você leitor, está pensando em realizar um processo de fusão, saiba que poderá enfrentar processos burocráticos para sua realização.

Entretanto, se a proposta for boa e o cenário mercadológico estiver favorável, dê sequência a sua decisão e tenha ao seu lado profissionais especializados, para que assim todo o processo seja bem sucedido.

Esperamos que tenha gostado de nosso conteúdo, caso tenha ficado com alguma dúvida, utilize nosso campo de comentários.

Aproveite para seguir a gente em nossas redes sociais e acompanhar mais artigos como este em nosso blog.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *