Leia nosso conteúdo e compreenda como o planejamento tributário para prestadores de serviços pode simplificar a sua gestão. Vamos lá?

Ao longo do trajeto de um empreendedor, diversas dúvidas podem surgir, podendo assim impactar negativamente sobre o desenvolvimento de seu negócio.

Desta forma, entre as dúvidas mais recorrentes, está a elaboração de um planejamento tributário para prestadores de serviços.

Documento este de conhecimento crucial para os profissionais, principalmente devido à complexidade de nosso sistema de recolhimento tributário.

Leia nosso conteúdo e compreenda como o planejamento tributário para prestadores de serviços pode simplificar a sua gestão e auxiliar para o alcance de seu sucesso. Vamos lá?

 

Dicas de planejamento tributário para prestadores de serviços

Mesmo em meio a diversos benefícios do planejamento tributário, muitos profissionais desconhecem a importância de seu uso, ou mesmo a negligenciam.

Desta forma, visto que sabemos como a sua adoção pode impactar na saúde financeira de uma empresa, separamos algumas dicas que podem ajudar o prestador de serviço a se desenvolver com sucesso em seu mercado.

 

1- Conheça os impostos que envolvem seu negócio

Em primeiro lugar, ao elaborar um planejamento tributário para prestadores de serviços, é de fundamental importância que o empreendedor compreenda quais são os impostos que incidem sobre as operações de seu negócio.

Afinal de contas, ao emitir uma nota fiscal, o profissional poderá ser cobrado por diversos tributos como: ICMS, IPI, PIS, COFINS, ISS, IRPJ, CSLL, INSS, dentre outros.

Aproveite para aprender mais lendo: É possível revisar tributos pagos por pequenas e médias empresas?

 

2- Regime de tributação: avalie o melhor para sua empresa

Como parte integrante e importante da elaboração de um planejamento tributário para prestadores de serviços, todo profissional precisa se ater a criação de um bom planejamento estratégico.

É necessário ter em mente que esta é a principal ferramenta que auxilia na escolha de um regime tributário mais assertivo, com foco no desenvolvimento de sua atividade empresarial, faturamento e porte da empresa.

Desta forma, são opções a serem escolhidas:

3- Acompanhe o financeiro com frequência

Em terceiro lugar, não poderíamos pular ou esquecer de mencionar a importância do controle financeiro para uma empresa.

Isso porque, ao implementar um planejamento tributário para prestadores de serviços, também será preciso acompanhar de forma periódica o financeiro.

Dessa forma, se torna possível organizar o fluxo de caixa, contribuindo assim para a criação de uma cultura de governança tributária.

4- Idealize e coloque em prática a governança tributária

A realização de uma governança tributária vai além dos cálculos do dia a dia. Ela engloba e é a principal responsável pela estruturação de uma empresa.

Sendo assim, o profissional deverá considerar todas as despesas jurídicas, fiscais e também financeiras. De modo que possa ter uma maior percepção de sua organização e valores empregados no pagamento de impostos.

Além disso, na busca de realizar uma boa gestão tributária, também é preciso buscar pela lucratividade e redução de impostos. Mas atenção, preze sempre pelos princípios morais.

Leia mais: Como funciona a Revisão tributária para empresas do Simples Nacional?

5- Procure isenções e incentivos fiscais

Conforme o enquadramento de sua empresa, o empreendedor poderá recorrer a isenções fiscais e relacionadas a sua atividade. Estes incentivos são concedidos nas três esferas: na federal, estadual e municipal.

Esta estratégia também faz parte da elaboração de um planejamento tributário, tendo como resultado o auxílio direto na compensação de crédito e na redução de alíquotas em impostos.

6-Analise a diminuição do pró-labore

Somente com o pró-labore no regime simples nacional, o INSS recolhe cerca de 11% do valor de contribuição, podendo aumentar para 31% no regime Lucro Presumido.

Dito isso, apesar do pró-labore ser uma remuneração entre sócios, mais recomendada, ela também pode ser considerada uma despesa administrativa.

Desta forma, como maneira de reduzir o pró-labore, o prestador de serviço poderá optar pela distribuição de lucro em sua empresa.

7-Terceirize algumas atividades

Por último, nossa dica é terceirizar atividades ou setores de suas empresas, como forma de deduzir tributos e reduzir despesas com o pagamento de tributos como PIS e COFINS.

Além disso, a terceirização também evita o pagamento de impostos relacionados à manutenção do quadro de funcionários.

Dica extra: Saiba como a Vilaça Contabilidade, Perícias e Auditorias pode te ajudar

Ao elaborar um planejamento tributário para prestadores de serviços, é de fundamental importância que todo empreendedor conte com apoio de um profissional contábil especializado.

Você gostou deste nosso conteúdo sobre planejamento tributário para prestadores de serviços? Conte sempre contado com apoio de profissionais especializados.

Possui alguma dúvida sobre este assunto? Deixe seu comentário em nosso campo a seguir e compartilhe conosco a sua opinião.

Vilaça Serviços Contábeis atua desde 2007 na prestação de serviços contábeis de Perícias, Auditorias, Contabilidade e Consultorias às empresas de pequeno, médio e grande porte. A gestão da equipe é realizada por profissional que acumula, além de vasta experiência adquirida.

Além disso, aproveite para acompanhar a gente em nossas redes sociais e conferir mais artigos como este em nosso blog.

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *