A contabilidade pode executar uma ampla variedade de funções dentro de uma empresa, o que faz dela um aliado valioso na busca pelo sucesso nos negócios.
Se aprofundarmos nas especialidades que um profissional contábil pode ter, é possível citarmos os peritos contadores como importantes participantes no universo empresarial.
Isso porque os peritos contadores podem executar diversas funções dentro de um empreendimento, seja qual for a motivação por trás de sua contratação.
Se você deseja saber mais sobre os serviços realizados por peritos contadores, nós, da Vilaça Contabilidade, Perícias e Auditorias, preparamos este conteúdo para ensinar você sobre as atribuições de um perito contábil.
Leia com atenção e entenda melhor sobre as nossas soluções! Confira:
O que os peritos contadores fazem?
Os peritos contadores, por definição, são os profissionais que realizam um serviço de perícia contábil em uma empresa.
Esse tipo de solução, que é uma das principais especialidades de nossa empresa: é um mecanismo legal de extrema importância, solicitado por ordens judiciais e extrajudiciais com alguma frequência.
A prova pericial é admitida pelo Código Civil brasileiro e somente um perito contador habilitado por emitir um parecer contábil de valor jurídico.
Sendo assim, um perito contábil pode atuar em meio a uma ação judicial, seja ela litigiosa ou não, como parte não interessada no processo. É importante que esse profissional seja imparcial e que trabalhe dentro dos princípios éticos da legislação e da sua classe.
O objetivo final da participação de um perito contador em um processo é a emissão do laudo pericial, que é um documento que verifica os argumentos apresentados na corte. Esse laudo pode ser conclusivo ou não.
No entanto, a perícia contábil pode ser também em forma extrajudicial. Quer saber como funciona isso? Veja mais a seguir!
Qual é a diferença entre perícia contábil judicial e extrajudicial?
Perícia contábil judicial
Como já explicamos, os serviços de um perito contador podem ser solicitados em um processo judicial de diversas naturezas, inclusive sem situação de litígio entre as partes.
O mais comum, no entanto, é que isso ocorra em situações de fechamento de firma ou de ruptura societária, que pode ser um tipo de ação judicial bem conflituosa.
De toda forma, a presença do perito contador é solicitada pelo juiz, e o profissional contábil em questão deve agir dentro dos conformes da lei e das normas brasileiras de contabilidade.
Portanto, o contador deve ser uma parte neutra no processo, executando suas atividades de forma centrada e sem interferência de diferentes partes da empresa envolvida.
Vale mencionar também que as partes opostas em uma disputa judicial podem contratar seus próprios peritos, e cada um deles pode emitir um parecer diferente. Isso pode ajudar um juiz a tomar uma decisão ao fim do caso, nem que seja para fins de confirmação.
Perícia contábil extrajudicial
Do outro lado desta explicação, temos a perícia contábil extrajudicial. Como o nome já explica, ela não é solicitada pelo representante do poder judiciário.
Sendo assim, o perito contador pode atuar de três maneiras distintas quando seus serviços não são solicitados por um juiz ou por uma das partes envolvidas em um processo: por uma perícia voluntária, uma perícia estatal e uma perícia arbitral.
A perícia estatal, como você pode deduzir, é realizada sobre órgãos públicos sob controle do Estado.
Ela pode ser solicitada por conta de algum indício significativo de crimes e ações indevidas por parte dos funcionários, como parte de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI), ou por uma série de outros motivos.
A perícia arbitral, por sua vez, é buscada como parte de uma resolução de conflitos fora do campo da justiça, em uma espécie de mediação.
O árbitro designado para avaliar um determinado caso pode solicitar a presença de um perito contador, que deve ser imparcial tal qual o que atua em uma ação judicial.
Por fim, falemos da perícia voluntária. Esta forma de atuação é menos comum, já que, sem nenhuma solicitação formal em situações litigiosas ou em negociações, um contador tende a ser mais procurado para realizar um serviço de auditoria externa, ao invés da perícia contábil.
Ainda assim, a perícia voluntária pode ser contratada, principalmente em situações de fusão ou aquisição de empresas. Em todos os tipos de atuação por parte de um perito contador que citamos, a Vilaça é profundamente qualificada para atuar!
Quais são os serviços realizados por peritos contadores?
O perito contábil, para exercer sua função corretamente, deve seguir uma metodologia bem definida, para que consiga encontrar irregularidades e inconsistências dentro de uma empresa.
Veja como esse profissional atua e quais os serviços realizados por ele:
- Análise de documentos, relatórios e demonstrativos;
- Monitoramento de dados financeiros, como extratos, planilhas de fluxo de caixa, balancetes e balanços;
- Conferência de valores de lucros e prejuízos e demonstrações de lucro bruto;
- Comparação de informações em registros diferentes;
- Averiguação do cumprimento das obrigações fiscais;
- Busca pela origem de inconsistências, erros e irregularidades detectadas.
- Análise das condições trabalhistas dos colaboradores e verificação de contratos.
Esses são apenas alguns exemplos de como atua um perito contador. A Vilaça Contabilidade oferece uma enorme gama de perícias contábeis diferentes. Para saber mais sobre cada uma de nossas soluções e entender qual delas se aplica melhor à sua situação, basta entrar em contato com nosso time!
Se quiser saber mais sobre o nosso trabalho, basta seguir as nossas redes sociais e conferir mais artigos como este no nosso blog. Leia também: Você sabe qual a diferença entre a Auditoria e Perícia Contábil no âmbito empresarial?