Sair da faculdade sem algum emprego e sem planos para um futuro pode ser um terror para muitos advogados. Por isso, muitos recorrem em abrir um escritório de advocacia para começar a pegar pequenos casos e crescer a partir daí.
Para iniciar os trabalhos em um escritório de advocacia, a concorrência é bem alta entre os advogados. Por isso, muitos advogados têm recorrido a ser uma sociedade unipessoal para começar sua vida profissional e também passar a ter uma renda.
É isso que vamos abordar nesse artigo, sobre o que é uma sociedade unipessoal de advogados.
O que é uma sociedade unipessoal?
É uma modalidade para facilitar a legalização dos serviços de advocacia. A lei de nº 13.247 que formaliza na seccional da OAB, permite que o advogado possa aderir ao regime tributário do Simples Nacional. Logo, uma sociedade unipessoal é uma empresa constituída pelo próprio advogado.
Vantagens de uma sociedade unipessoal de advogados
- Facilidade para a abertura de um escritório de advocacia
- Liberdade de trabalhar sozinho
- Adesão ao Regime Tributário do Simples Nacional (Simplificação das Obrigações)
- Menor carga tributária
Desvantagens de uma sociedade unipessoal de advogados
- Não poderá participar de mais de uma sociedade
- Capacidade reduzida para atendimento de muitos casos
Como abrir uma sociedade unipessoal de advogados
– Elaboração do contrato social
O contrato social precisa estar de acordo como o modelo da OAB, devendo conter:
- Denominação, sede, foro
- Objetivo
- Capital social
- Responsabilidade do sócio
- Do falecimento
- Da declaração de não exercer cargo público.
– Nome
Uma sociedade unipessoal deve necessariamente conter o nome do titular, com a expressão Sociedade Individual de advocacia.
– CNPJ e Inscrição Municipal para sociedade unipessoal de advogados
Para constituir o CNPJ e a inscrição municipal da sociedade individual de advocacia é preciso fazer a consulta de viabilidade, fazer o DBE (Documento Básico de Entrada) no site Redesim da Receita Feral, imprimir estes documentos, o sócio assina o DBE e reconhece firma, junta com o contrato social em 4 vias e leva até a OAB para o registro e constituição da sociedade.
– Simples Nacional
Após a criação da sociedade e emissão de CNPJ, a empresa deverá solicitar a opção pelo regime tributário do simples nacional. O Simples Nacional é o mais indicado para esse tipo de sociedade.
Contabilidade para sociedade unipessoal de advogados
A contabilidade para sociedade unipessoal é voltada para escrituração contábil, fiscal e pessoal (pró-labore e folha de pagamento), auxiliando no financeiro, organizando a distribuição de lucro e o Imposto de Renda da pessoa física do advogado, se tornando primordial para iniciar uma sociedade unipessoal estruturada.
Gostou? Tem alguma dúvida?
Deixe um comentário abaixo ou entre em contato conosco!
A Vilaça Serviços Contábeis atua desde 2007 na prestação de serviços contábeis de Perícias, Auditorias, Contabilidade e Consultorias às empresas de pequeno, médio e grande porte. Nossa equipe é treinada e qualificada nas áreas contábil, fiscal, pessoal, societária, tributária, de auditoria e perícia.