Recentemente, como medida preventiva de contágio, o Ministério da Saúde recomendou que as empresas passassem a adotar o trabalho remoto para a segurança e bem-estar de seus funcionários.
Mas afinal, como implementar a cultura de home office em sua empresa?
Essa tem sido uma das principais dúvidas de muitos empreendedores que têm buscado diariamente soluções práticas para que seu em empreendimento não seja prejudicado durante o período de isolamento social.
Aprenda agora como implementar o trabalho remoto em sua empresa! Veja a seguir quais ferramentas colaboram para uma rotina produtiva e eficiente. Vamos lá!
Trabalho remoto: um novo mindset
Sua empresa precisou encerrar suas atividades em seu escritório e os seus funcionários estão todos em casa, e agora? Como dar sequência em seus processos e cumprir todos os prazos?
Sabemos antes das recomendações dos órgãos de saúde, muitas empresas ainda não eram adeptas ao trabalho remoto, o famoso home office.
Dessa forma, muitos empresários acabam tendo dificuldades em monitorar os seus colaboradores, bem como acompanhar a entrega de cada processo durante esse período.
Sendo assim, encare esse período como uma nova oportunidade de aprendizado, um novo mindset para que sua empresa possa se desenvolver.
Portanto, é essencial que o empreendedor estabeleça um canal de comunicação diário com sua equipe, estando sempre disposto a ajudar.
Crie pontos de controle
Atualmente, existem alguns indicadores que o empreendedor por utilizar durante o monitoramento das atividades de sua empresa para que continue apresentado bons resultados durante o período de trabalho remoto. Veja a seguir quais são:
- Lagging Indicators:indicadores de resultado, que irão mensurar o resultado de cada meta;
- Leading Indicator:indicadores de tendência, responsáveis por apontar quais tarefas devem ser feitas diariamente para se chegar a um determinado resultado amanhã;
- Entregas dos projetos: por meio do uso de um plano de ação, é possível identificar os objetivos e estratégias necessárias para o sucesso de cada atividade.
Preze pela da saúde mental do time
Durante períodos de crise e realização do trabalho remoto, o empresário precisará se manter atento à saúde mental de seus funcionários.
Diante disso, é fundamental a criação de processos que possibilitem o aumento na disciplina e no nível de produtividade de seus colaboradores.
Dessa forma, se torna fundamental entender como os seus funcionários estão se sentindo diariamente.
Tente criar um ambiente virtual de comunicação colaborativa e incentive diariamente todas as equipe e gestores a darem o melhor naquele dia.
Sendo assim, ao fazer isso, estará contribuindo para que as pessoas possam se sentir seguros e também otimistas.
Crie uma estrutura de trabalho home office
Um segundo ponto importante do qual também é preciso estar atento é se sua equipe possui em casa todos os equipamentos necessários para realizarem o trabalho remoto.
Caso seja necessário, o equipamento da empresa deve ser emprestado aos funcionários para que assim possam prosseguir com sua rotina.
Também poderá considerar oferecer ao seu time de colaboradores que estão realizando suas atividades em home office, uma quantia mensal específica que ajude a cobrir os gastos com internet e luz.
Crie processos e rituais
Para que sua empresa consiga se adaptar ao trabalho remoto, será preciso elaborar novos processos diários, adaptando assim a nova rotina de trabalho.
Portanto, é fundamental que os funcionários possam continuar a ter seus acessos a plataformas e sistemas anteriormente utilizados, bem como a criação de novos meios de comunicação, tanto interna como também com seus clientes e fornecedores.
Além disso, também poderá ser elaborado protocolos referentes a cada atividade a ser desenvolvida no dia, facilitando assim identificar quais responsabilidades estão sendo cumpridas por cada colaborador e quais estão tendo atraso em sua entrega.
Utilize ferramentas corretas para o trabalho remoto
Diariamente, convivemos com transformação digital e seus reflexos na rotina diária de uma empresa.
Desse modo, é possível afirmar que muitos processos já foram otimizados e ainda podem ser melhorados se o empreendedor utilizar as ferramentas corretas em seu negócio.
Ou seja, durante o trabalho remoto, é possível adotar aplicativos e ferramentas gratuitas ou pagas que automatizam os seus processos, além de contribui na interação de seus funcionários.
Caso tenha uma equipe pequena ou de médio porte, pode-se criar um grupo próprio WhatsApp para auxiliar em sua gestão e comunicação diária.
Ferramentas como Google Hangouts Meet ou Skype for Business poderão ajudar a cumprir a agenda de reuniões diárias com clientes, fornecedores, executivos de sua empresa e equipe de funcionários.
Enquanto isso, ferramentas como Google Drive e One Drive permitem o monitoramento de todo o trabalho colaborativo, evitando assim que uma mesma tarefa seja feita em duplicidade por mais de um funcionário.
Por fim, esperamos que nossas dicas auxiliem a tornar toda a gestão de trabalho remoto, mais prática e eficiente.
Gostou de nossas dicas? Acesse nossos blog e aproveite este momento para aprender como manter sua empresa ativa em momentos de crise