Gestão contábil estratégica: conheça os benefícios
A partir de instrumentos e ferramentas consolidadas a gestão contábil estratégica, chamada também de Contabilidade Gerencial tem por objetivo propiciar cenários de maior controle gerencial interno assim como de alimentar os processos gerenciais com informações precisas.
O resultado deste posicionamento frente ao negócio é a possibilidade de se alcançar estágio mais assertivos e estratégicos nas decisões tomadas pelos gestores e sócios.
Mas, quais são as características da gestão contábil estratégica, quais os seus benefícios e como implementar em sua empresa?
Pensando nessas perguntas, nosso time de especialistas desenvolveu este artigo abordando o conceito de gestão contábil estratégica e seus benefícios.
Tenha uma ótima leitura!
O que é gestão contábil estratégica?
O conjunto de procedimentos e processos regulados com objetivo de estabelecer parâmetros e critérios de controle interno são os princípios de uma gestão contábil estratégica.
A partir deste posicionamento frente ao negócio, gestores e donos têm em mãos dados precisos e fidedignos à realidade operacional e contábil de suas empresas. Como relatórios e demonstrações que verificam tanto os resultados, quanto o patrimônio e também o fluxo de caixa.
Tendo como princípio fornecer dados e instrumentos consolidados pela contabilidade, a gestão contábil estratégica, em paralelo, é uma modalidade de gestão cujo objetivo é a tomada de decisões assertivas e alinhadas com o potencial do negócio.
Ou seja, uma contabilidade gerencial bem executada é capaz de fornecer dados operacionais e a análise estratégica destes dados, propicia aos gestores e sócios a capacidade de avaliar e implementar planejamentos confiáveis.
Por exemplo, imagine o seguinte cenário. Os sócios de uma empresa de transportes rodoviários decidem expandir suas atividades contemplando outros territórios e mercados de transporte.
A partir de levantamentos e análises contábeis de natureza administrativa e gerencial, os sócios identificam que o custo operacional supera a capacidade de fluxo de caixa das suas atividades. Desse modo, decidem em reunião acumular caixa para expansão.
O próximo passo definido pelos sócios é estabelecer um plano de ações gerenciais estratégicas, sob o ponto de vista contábil, capaz de reduzir custos operacionais e, desse modo, acumular em caixa um valor específico para o investimento.
Caso o processo de expansão dos territórios de atuação da empresa não fosse baseado em dados concretos e objetivos fornecidos por práticas de gestão contábil estratégica, é provável que o desejo de expansão causasse danos à saúde financeira do negócio.
Mas, quais são os benefícios da gestão contábil estratégica e como implementar este modelo e abordagem gerencial em sua empresa?
Aproveite para saber mais sobre os benefícios da Auditoria Contábil para sua empresa.
Benefícios da gestão contábil estratégica
Dentre os benefícios possíveis da gestão contábil estratégica encontram-se a possibilidade de redução de custos operacionais, aumento de produtividade, qualificação dos processos contábeis internos e maior eficiência na tomada de decisões.
No entanto, vale ressaltar que a gestão contábil estratégica define-se como um meio e não uma atividade fim. Isto é, por meio da gestão contábil alinha-se o posicionamento estratégico, para os novos cenários que podem ser alcançados.
Esta contabilidade gerencial auxilia tanto sob o aspecto de expansão e consolidação das atividades da empresa quanto sob a perspectiva de recuperação e controle de cenários de crise. Sobretudo, devido à recorrente e comum flutuação dos mercados globais e de suas consequências econômicas e financeiras. Ora favorável, ora não.
Maior controle interno de processos
Adotar abordagens de gestão contábil estratégica em sua empresa implica em reunir um conjunto de ferramentas de contabilidade gerencial (Demonstração de Resultados do Exercício, Balanço Patrimonial, Demonstração de Fluxo de Caixa etc.) na tomada de decisões, e não, uma contabilidade apenas voltada apenas para o Fisco, com apuração de impostos e entrega de declarações e obrigações acessórias.
O objetivo primeiro destes instrumentos e ferramentas próprias à contabilidade é o de fornecer dados e informações precisas e confiáveis sob a operacionalidade da empresa em determinado período de tempo.
A partir deste conjunto de informações e com ferramentas auxiliares de gestão, é possível alcançar cenários de maior controle interno dos processos da empresa. Por exemplo, uma reavaliação das vantagens em se manter ou mudar de fornecedor.
Desse modo, é possível conseguir um maior controle interno de processos e funções do negócio a partir da gestão contábil estratégica.
Qualificação dos processos contábeis
Ao passo que uma empresa se desenvolve e expande as suas atividades é comum a necessidade de diversificação e especialização das atividades.
Em momentos iniciais de qualquer empreendimento é recorrente que os donos ou sócios assumam tarefas complementares à gestão. Como o emprego de recursos e ferramentas próprias à contabilidade.
Quanto maior e mais complexa for a estrutura de uma empresa, mais intensa é a necessidade de pessoal qualificado no auxílio das atividades cotidianas. Nestes momentos é fundamental que a contabilidade fique à cargo de contadores experientes.
Este processo de qualificação de processos gerenciais, tomados em responsabilidade por profissionais específicos, faz parte da gestão contábil estratégica.
Isto garante a assertividade tanto da coleta e processamento dos dados como da maneira de os interpretar frente às necessidades do negócio.
Leia também sobre contabilidade gerencial e as soluções da Vilaça.
Tendo em vista que a gestão contábil estratégica representa uma abordagem assertiva sob o aspecto operacional das empresas, como implementar seus instrumentos e ferramentas em seu negócio? Conte a Vilaça para isso !
Como implementar uma gestão contábil estratégica na sua empresa
O processo de adoção de práticas de gestão contábil estratégica com objetivo de maior controle interno e tomada de decisão assertiva não é uma tarefa complexa.
No entanto, alguns aspectos devem ser considerados no momento de se estabelecer um departamento específico em sua arquitetura organizacional ou contratar os serviços de uma empresa especializada como a Vilaça.
Os processos de contratação, por vezes, não garantem os resultados esperados para a empresa e podem inflar perigosamente a estrutura financeira da empresa.
Por outro lado, contar com o auxílio de profissionais qualificados e com experiência de mercado comprovada em ações de gestão contábil estratégica pode representar um verdadeiro ponto de virada em seus negócios e atividades.
Sobretudo, quando um escritório de contabilidade parceiro atua em sincronia e sinergia com a empresa, no qual a probabilidade de se alcançar bons resultados é bem maior.
Por estes aspectos, avalie cuidadosamente os potenciais de seu negócio e o seu planejamento como gestor ou sócio.
Aproveite para saber sobre como colocar a saúde financeira da empresa em primeiro lugar.
Conte com a Vilaça Serviços Contábeis
A gestão contábil estratégica representa uma modalidade de atuação contábil que tem por objetivo tanto a redução de custos, aumento dos resultados, maior controle interno, maior produtividade e qualificação de processos gerenciais.
Para isso, conte com a Vilaça Serviços Contábeis para lhe auxiliar com a contabilidade gerencial proporcionando tomadas de decisões estratégias e abordagens assertivas em sua empresa.
Somos um escritório de contabilidade que possui como objetivo o sucesso de nossos clientes, superando suas expectativas, de modo que as informações sejam detalhadas, seguras e essenciais para a tomada de decisões assertivas.
Entre em contato conosco e acesse o nosso blog para mais informações.