São muitos os fatores que levam um empreendedor a abrir uma empresa, a fazer alterações em seu modelo e até mesmo dar baixa.
Em alguns casos, é possível aplicar soluções simples e práticas. No entanto, é preciso se manter atento para que todo procedimento seja feito de forma legal.
Sendo assim, diante da complexidade de tais assuntos, criamos este artigo. Confira agora mesmo um pouco mais sobre abertura de empresas, alterações contratuais e baixa de empresas em Belo Horizonte.
Quais os passos para abrir empresa em Belo Horizonte
O primeiro passo para abrir uma empresa de sucesso em Belo Horizonte e talvez o mais importante é o planejamento.
No entanto, ainda é possível encontrar empreendedores que se precipitam e acabam abrindo uma empresa sem montar um plano de negócios. Se atendo a obtenção de CNPJ, licenças e ignorando essa etapa.
Logo em seguida, será necessário identificar qual o segmento de atividade a empresa trabalhará. Podendo ser:
- Prestação de Serviços;
- Indústria;
- Comércio.
Após identificado qual o segmento da nova empresa, o empreendedor precisará verificar qual será o seu tipo de natureza jurídica.
Ou seja, qual o regime jurídico ela irá se enquadrar. Atualmente, existem diversos modelos de natureza jurídica. Veja a seguir como elas são atribuídas:
- Empresário Individual, ou MEI;
- Sociedade Limitada;
- Sociedade Simples, ou SS;
- Sociedade Anônima;
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, ou EIRELI.
Por último, o próximo passo será a reunião dos documentos necessários para o processo de abertura de empresas em Belo Horizonte.
No caso de empresas com sócios, será preciso apresentar: 1 cópia do comprovante de residência (de cada sócio), cópias dos documentos pessoais (RG e CPF de cada), dados pessoais como: profissão e regime de casamento.
Já para a empresa, é preciso apresentar apenas cópia do IPTU do Imóvel onde será o endereço da empresa e cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda.
Aproveite para ler mais sobre: Como regularizar uma empresa? Veja em que situações ela pode estar irregular
Alteração Contratual de empresas em Belo Horizonte
Compreende-se como alteração contratual a realização de algumas alterações no corpo de seu contrato social.
Desse modo, os motivos para uma alteração contratual podem ser diversos. Podendo ser originados, devido a:
- Mudança de capital (aumento ou redução);
- Alteração dos membros da sociedade (entrada ou saída de sócio);
- Mudança no tipo jurídico (MEI, EI, LTDA ou EIRELI);
- Alteração na atividade operacional primária e secundária da empresa;
Confira mais em: Fusão de empresas: o que é, quais os benefícios
Procedimento de Alteração
O processo de alteração contratual de empresas pode sofrer alterações, de acordo com cada município e estado de nosso país.
No entanto, as etapas básicas de realização consistem em obter informações claras do processo e realizar o cadastro da pessoa jurídica nos órgãos responsáveis (Junta Comercial, Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas, Receita Federal, Estado, Prefeitura, etc).
Mas atenção, essa etapa deve ser feita por um profissional especializado, que tenha conhecimentos técnicos sobre o assunto.
Encerramento de Empresas em Belo Horizonte
Os motivos que podem causar o encerramento de uma empresa são diversos.
Desse modo, a fim de evitar que isto ocorra, é fundamental que empreendedores, sócios e gestores adotem medidas preventivas e estratégicas desde seu momento de abertura.
Dessa maneira, podem evitar que problemas de gestão, crise no setor e até problemas de sócios prejudiquem o desenvolvimento do empreendimento.
Além disso, adversidades que podem ocorrer como a falta de capital de giro, falta de controle de custos, queda no faturamento, baixa lucratividade, dentre outros também podem resultar o fechamento de uma empresa.
Ainda existem outros motivos que podem causar o fechamento de uma empresa, que estão relacionados a falta de planejamento e até mesmo de orientação ou formação especializada dos empreendedores, gestores e funcionários.
Sendo assim, para encerrar uma empresa em Belo Horizonte, será preciso finalizar:
- Débitos previdenciários- além das práticas de encerrar estoque, ativos, demitir funcionário, também deve ser encerrado os débitos previdenciários registrado no nome da empresa;
- Distrato social-este documento reúne todas as informações sobre divisão de bens, bem como razão pelo qual a sociedade foi encerrada;
- FGTS e CRF; deverá ser emitido o Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, mesmo que a empresa não tenha funcionário registrados, além disso débitos com a Caixa Econômica Federal, também deverão ser quitados;
- Tributos federais- precisará ser emitido uma Certidão de Débitos referentes a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União;
- Junta comercial ou cartório de registro de pessoas jurídicas – para que o encerramento de uma empresa seja normalizado, deverá ser protocolado um pedido de arquivamento na Junta Comercial do município;
- Baixa no CNPJ- este último é feito em paralelo ao registro do distrato na junta comercial ou cartório de registro de pessoas jurídicas, por meio do site da Receita Federal (cadastro sincronizado – Redesim);
DICA EXTRA: Tenha o apoio de um contador
As etapas de abertura de empresas, alterações contratuais e baixa de empresas em Belo Horizonte são extremamente burocráticas e requerem o apoio de um profissional contábil para sua realização.
Desse modo, o empreendedor poderá ser orientado, assegurando assim que cada etapa seja realizada de forma assertiva e segura.
Tais procedimentos podem se tornar mais simples, quando recebido orientações corretas, se tornando até mesmo mais ágeis.
Possui dúvidas ou precisa de ajuda nos processos de abertura de empresas, alterações contratuais e baixa de empresas em Belo Horizonte? Fale hoje mesmo com um de nossos especialistas.
Acesse nosso blog e aproveite para aprender um pouco mais sobre: Perícias Judiciais e Extrajudiciais: entenda o que são.