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Os profissionais formados em direito não são obrigados a abrir empresa e podem atuar como pessoa física. Porém, os impostos cobrados de uma pessoa jurídica podem ser menores, além de garantir a obtenção de CNPJ que abre muitas oportunidades de negócios. 

 

O advogado pessoa jurídica também pode separar melhor suas contas, conseguir melhores condições em empréstimos bancários e ainda aumentar sua credibilidade ao mesmo tempo.

 

Caso você esteja buscando mais liberdade e autonomia para trabalhar com o que ama de verdade, nada melhor do que saber como abrir um escritório de advocacia em Belo Horizonte.

 

Pensando nisso, reunimos neste artigo um passo a passo de como abrir um escritório de advocacia em Belo Horizonte. Vamos nessa?

 

Aproveite para ler também: Advogado pode ser empresário. Descubra como abrir seu CNPJ da maneira correta.

 

O que fazer antes de abrir um escritório de advocacia em Belo Horizonte

Antes de saber como abrir um escritório de advocacia em Belo Horizonte é preciso planejar alguns pontos fundamentais que irão influenciar o desenvolvimento de todas as suas atividades. Confira:

 

Escolha a área de atuação

Durante o curso de direito você já deve ter sentido uma afinidade maior por certas especialidades. Siga o que mais desperta o seu interesse e defina essa área como o seu campo de atuação. A partir dessa escolha, podemos continuar a elaboração de seu planejamento.

 

Estude o mercado

Como você já sabe, gosta e conhece a sua área de atuação, chegou a hora de estudar como é o mercado de atuação em Belo Horizonte. 

 

Lembrando que, caso ainda não tenha escolhido a área de atuação ou ainda esteja com dúvidas, o mercado pode oferecer informações suficientes para te convencer. 

 

Porém, não pense apenas no tamanho do mercado e nas oportunidades, pois atuar no que você sabe de melhor tem suas próprias vantagens competitivas. 

 

Decida como irá empreender: sozinho ou com sócio?

Abrir um escritório de advocacia em Belo Horizonte com um ou mais sócios  é um fator crucial e que influencia na escolha da natureza jurídica da empresa. Nesse momento, inclusive, o melhor a se fazer é consultar um especialista em contabilidade. 

 

Existem outras questões que você precisa resolver antes de abrir um escritório de advocacia em Belo Horizonte, como por exemplo, o planejamento das finanças e o local onde irá funcionar. Depois de ver tudo isso, é hora de partir para a legalização. 

 

Confira o artigo: Entenda a Importância da Gestão Tributária para advogados.

Etapas para abrir um escritório de advocacia em Belo Horizonte

Primeiro, vamos ver o que é preciso fazer no caso de você ter decidido abrir um escritório junto com um sócio. Confira a lista logo abaixo:

 

Registro de Sociedade de Advogados

 

  • Consulta de viabilidade no Portal de Serviços da REDESIM MG;
  • Faça a emissão do Documento Básico de Entrada no site da Receita Federal;
  • Apresente os seguintes documentos à OAB/MG: DBE (Documento Básico de Entrada), contrato social em 4 vias assinadas pelos sócios e testemunhas devidamente qualificadas, consulta da viabilidade, RG, CPF e endereço;
  • Pague a taxa administrativa no momento da protocolização;

É importante lembrar que os sócios devem estar regularmente inscritos na OAB/MG.

Registro de Sociedade Unipessoal de Advocacia

  • Consulta de viabilidade no Portal de Serviços da REDESIM MG;
  • Documento Básico de Entrada no site da Receita Federal;
  • Apresente os seguintes documentos à OAB/MG: DBE (Documento Básico de Entrada), contrato social em 4 vias assinadas pelo sócio e testemunhas devidamente qualificadas, consulta da viabilidade, RG, CPF e endereço;
  • Pague a taxa administrativa no momento da protocolização;

Se o titular estiver regularmente inscrito na OAB/MG o processo está resolvido. E por fim, é preciso emitir o CNPJ, que fica disponível depois que os documentos são analisados, o que geralmente leva em torno de 15 dias.

Conte com ajuda especializada

Depois que você entendeu todo o processo burocrático envolvido para abrir um escritório de advocacia em Belo Horizonte, nada melhor do que poder contar com a ajuda especializada de quem entende todos os detalhes do assunto.

 

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Aproveite e leia também: Emissão de Notas Fiscais para Advogados: Conheça mais sobre a lei que criou a obrigatoriedade.

 

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